Cidades

Coronel Fabriciano tem fumacê; Timóteo faz mutirão contra Aedes

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano passa a contar com um importante reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti: o carro fumacê. Desde o início desta semana, o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviaram o veículo ao município, mas o mau tempo impediu o início do serviço, já que a chuva prejudica a eficiência do inseticida e pode queimar a bomba de aplicação do produto.

Assim que o tempo firmar, o carro fumacê vai iniciar a circulação pelos bairros do município. O serviço será realizado em cinco ciclos com intervalo de três dias, sempre em dois períodos: 5h às 8h30 e das 17h30 às 21h30, horários mais propícios à circulação do Aedes aegypti. “Reforçamos que o carro fumacê não circula com chuva. Então, caso comece a chover ele para a atividade e retoma no mesmo ponto quando o tempo melhorar”, informa a chefe de seção de Endemias de Fabriciano, Amanda Fernandes.

TIMÓTEO

Em Timóteo, a Prefeitura se prepara para realizar mais um Mutirão da Cidadania contra o mosquito da Dengue. Desta vez, a ação vai acontecer no sábado (23), no Distrito de Cachoeira do Vale, a partir das 7h30 horas, com concentração na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Este será o segundo de uma série que atingirá diversos setores da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação percorrerá primeiro os bairros que apontam maior número de casos suspeitos de dengue. Até a última sexta-feira (15), haviam sido notificados 46 casos da doença. A mobilização contou com a participação de 43 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, 25 homens da limpeza urbana e mais 15 pessoas dos diversos setores do governo. No último sábado (16), o Mutirão da Cidadania foi realizado no bairro Ana Rita.

Em Timótero, do início deste ano até o momento, foram notificados 209 casos suspeitos de Dengue. Em 2015, houve 303 casos notificados no total. O bairro Bela Vista será o próximo da lista a sofrer a ação.

PRIORIDADE
Neste primeiro momento, a aplicação do fumacê vai priorizar os bairros com maior número de casos notificados de dengue. A sequência será Giovanini, Melo Viana, JK, São Domingos I e II, Recanto Verde, Floresta, Santa Cruz, Sílvio Pereira II e Mangueiras. Durante a passagem do fumacê, é importante que os moradores deixem portas e janelas abertas, para que o inseticida circule e mate os mosquitos, e protejam as gaiolas dos pássaros. Após a passagem do carro, lavar o recipiente de água dos animais.

Amanda Fernandes ressalta que o inseticida mata apenas o mosquito adulto. “Já os focos e larvas dentro de casa precisam ser exterminados pelo morador com a limpeza ou eliminação dos recipientes que possam acumular água. Pedimos ainda que os moradores não joguem lixo em lotes vagos e na beira dos córregos”, orienta a chefe de Endemias.

DENÚNCIAS

A população pode denunciar pontos de focos do mosquito pelo telefone 3846-7614. Pela Ouvidoria também é possível denunciar pelo 0800-283-7794. “Esperamos que a população nos ajude recebendo bem os nossos agentes e nos ajudando a identificar focos do Aedes aegypti. Todos somos fiscais e para eliminar o mosquito é preciso a dedicação de cada cidadão”, finaliza Amanda Fernandes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com