Cidades

Copasa alerta para risco de desabastecimento de água

CRÉDITO: Agência Minas

BH – A presidente da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, anunciou o risco real de desabastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em cidades de outras regiões do Estado. Levantamento realizado pela nova diretoria da empresa mostra uma situação crítica do sistema de abastecimento de água nos municípios atendidos pela empresa.

RMBH
O Sistema Paraopeba, que abastece a RMBH e é composto pelos reservatórios Serra Azul, Rio Manso e Vargem das Flores, está operando atualmente com 30,25% de sua capacidade. Dos três reservatórios, o que apresenta a pior condição é o Sistema Serra Azul, que atualmente está com apenas 5,73% de seu volume, praticamente já operando em seu volume morto. Já o sistema Vargem das Flores apresenta capacidade atual de 28,31% e o sistema Rio Manso, 45,06%.

DESCASO
O relatório, elaborado em caráter de emergência por determinação do governador Fernando Pimentel, também deixa claro que o governo anterior tinha conhecimento da situação, mas não tomou medidas necessárias para evitar o comprometimento do abastecimento. Mesmo com a estiagem prolongada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o governo anterior optou por manter a distribuição de água para a população em níveis estáveis nos últimos dois anos.

Os fartos dados monitorados pela Copasa ao longo dos últimos dois anos mostram os riscos envolvidos na garantia do abastecimento de água para a população, situação oposta às informações divulgadas pelo governo anterior, que davam conta que não haveria risco de desabastecimento na Grande BH. Com isso houve o consumo intenso da água dos reservatórios e a redução sensível dos volumes acumulados, que não se recuperaram.

TRÊS MESES
De acordo com o relatório, a média de produção de água tratada no sistema Paraopeba entre dezembro de 2013 e novembro de 2014 foi de 17.821.857 m³/mês. O volume acumulado nos três reservatórios em 1º de janeiro de 2015 totalizou 92.324.818 m³.

Os números mostram que, considerando-se as descargas para vazão residual e a captação para produção que representam um volume extraído mensal da ordem de 25 milhões de m³, a previsão é de que este volume seja suficiente para pouco mais de três meses para abastecimento de água para a população atendida pelo sistema. Por esta razão serão tomadas medidas emergenciais de restrição da oferta para que possamos atravessar o atual período.

PERDAS
Outra situação que necessita de uma atuação urgente é o combate às perdas que, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são de 40%. Em 2014, a cada 10 litros de água potável entregues à população, 4 não foram consumidos ou usados de maneira regular – o que inclui desde vazamentos no percurso entre a distribuição e o consumidor até ligações clandestinas (gatos).

Companhia adota medidas de emergência

. Disponibilizar no site da COPASA informações diárias sobre o nível dos reservatórios de abastecimento na RMBH.
. Destacar 40 equipes de campo na RMBH com equipamentos para atuação nos vazamentos, uma das principais causas das perdas no sistema, reduzindo o tempo de ação para interrupção do vazamento que hoje, na média, é de 9 horas.
. Implantar nova rotina para programação dos atendimentos de campo para realização de manutenções corretivas e preventivas.
. Revisar os procedimentos de operação do sistema integrado visando minimizar os transtornos causados pela falta d´água em localidades da RMBH. Trata-se de rodízio no abastecimento a ser realizado com programação pré-definida.
. Realizar Campanha Educativa com o principal objetivo de reduzir o consumo de água em pelo menos 30% na RMBH.
. Intensificar a contratação de caminhões pipa e a perfuração de poços artesianos, nas regiões mais críticas também no restante do Estado para atendimentos emergenciais.
. Envio à autoridade gestora de recursos hídricos do estado de solicitação de declaração de situação crítica de escassez de recursos hídricos
. Atuar na adoção de outros mecanismos previstos legalmente, associados ao racionamento de água, inclusive mecanismos tarifários de contingência aprovados pela ARSAE, se for o caso.
. Executar a captação de 5 m³/s no Rio Paraopeba para a Estação de Tratamento de Água do Rio Manso.

VERÃO

Cemig sugere medidas para economia de energia

BH
– O verão é um dos períodos mais aguardados do ano e é caracterizado pelos dias mais longos e marcado pelas altas temperaturas e pancadas de chuvas. Desse modo, nesta estação é comum que o valor da fatura de energia elétrica aumente, especialmente, pelo uso de aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado e ventiladores, além de coincidir com o período de férias escolares. Mas soluções simples podem ajudar a minimizar os gasto e economizar na conta de energia.

Segundo informações do Analista de Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Ranieri César Leite Coelho, o consumo de energia depende de duas variáveis muito simples: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.

CHUVEIRO
“O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia nas residências, devido à sua alta potência. No verão, é possível economizar energia com esse equipamento, mudando o seletor de temperatura da posição ‘inverno’ para a posição ‘verão’, o que reduz a potência em até 30% e proporciona uma significativa redução no consumo final na tarifa. Outra medida interessante é reduzir o tempo no banho”, afirma.

GELADEIRA
Outro eletrodoméstico que consome muita energia, segundo o especialista da Cemig, é a geladeira – em virtude do tempo de uso. Um aparelho em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês, mas é comum encontrar geladeiras, em más condições de conservação, funcionando mais de 600 horas por mês.

Além desses equipamentos, no verão, aparelhos como ventiladores e ar-condicionado são muito usados. Ranieri César Leite explica que o ar-condicionado tem uma potência elevada. Ele funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização desse aparelho.

O vilão da energia

Para alertar ao consumidor sobre gastos desnecessários de energia e ressaltar a importância da economia, a Cemig lançou a campanha “O desperdício que você não vê sempre assusta na hora da conta”.
A ideia da campanha é personificar o desperdício na figura de um monstrinho, que está escondido dentro dos maus hábitos que cultivamos no dia a dia. Por meio do bom-humor, a campanha aposta nos monstrinhos para dar seu recado: “acabe com o desperdício, o vilão da conta de energia”.

Dicas para economizar energia

. Instale um sistema de aquecimento solar.
. Verifique a borracha de vedação da geladeira.
. Faça o degelo da geladeira.
. Ar-condicionado. Feche bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado, pois, do contrário, ele funcionará por mais tempo.
. Aproveite a iluminação natural.
. Retire os aparelhos das tomadas.

SERVIÇO
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site: www.cemig.com.br/atendimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com