Cultura

“Convergência Agroambiental” promove debate entre ambientalismo e o agronegócio

Documentário apresenta a experiência de cinco produtores na região do Polo Cuesta, no interior de São Paulo, que buscam conciliar a preservação da natureza com suas atividades agrícolas

SÃO PAULO – A produção “Convergência Agroambiental” tem como objetivo promover o debate entre o ambientalismo e o agronegócio, duas áreas que aparentemente podem ser distantes e que podem ter objetivos comuns. O filme apresenta a experiência de cinco produtores na região do Polo Cuesta, no interior de São Paulo, que buscam conciliar a preservação da natureza com suas atividades agrícolas, servindo de estímulo para uma roda de conversas sobre o tema. As exibições acontecem em Botucatu, Pardinho, Avaré e São Manuel entre os dias 18 e 22 de agosto

A IDEIA

O projeto nasceu em meio à crise do Coronavírus, quando a equipe de produção foi requisitada para fazer um vídeo de comunicação para a Usina São Manoel, que continuava operando durante a pandemia. Respeitando os protocolos da OMS, registraram as ações de proteção aos trabalhadores e apoio às comunidades vizinhas. Essa experiência despertou a reflexão sobre questões pendentes na produção agrícola, como as mudanças climáticas e o aquecimento global, assim como a necessidade de um modelo sustentável após a pandemia.

Apesar da produção do documentário ter como premissa uma certa urgência, as gravações acabaram sendo realizadas após a quarentena. A abordagem procura evitar a narrativa telejornalística dos programas rurais, permitindo que as vozes dos produtores e suas ideias sejam ouvidas diretamente.

EXIBIÇÃO

O documentário será exibido em Botucatu, Pardinho, Avaré e São Manuel, para a atração de comunidades interessadas em agricultura e questões ambientais. Cada exibição será seguida de um debate mediado por Sérgio Pimenta, onde um dos personagens e um especialista vão discutir a possibilidade de convergência entre o ambientalismo e o agronegócio.

DIÁLOGO

A iniciativa busca promover um diálogo construtivo e ampliar a compreensão sobre a necessidade de conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental. O documentário pretende estimular a reflexão e a conscientização, destacando a importância de um modelo sustentável para enfrentar os desafios futuros.

DIREÇÃO

Marcelo Machado é um realizador pioneiro na produção independente de vídeo no Brasil, passando também pela televisão e publicidade. Seus trabalhos abordam temas diversos, incluindo música, cultura e questões sociais. Entre seus projetos mais recentes para o cinema, destacam-se os documentários “Ginga – Alma do Futebol Brasileiro”, “Tropicália”, “Com a Palavra, Arnaldo Antunes” e “A Ponte de Bambu – Brasil/China”

SERVIÇO

. Em Botucatu são duas exibições, na sexta (18), no auditório da Fazenda Experimental Lageado, às 19 horas e no sábado, dia 19, no Museu Magma, Estância Demétria, também às 19 horas.

. Pardinho recebe a exibição no domingo (20), no Espaço Max Feffer, às 18 horas.

. Em Avaré será no Instituto Federal, na segunda-feira, às 19h30. E o encerramento será no Teatro Municipal de São Manuel, na terça-feira, dia 22, às 20 horas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com