Cidades

Convênio promove educação ambiental no Vale das Borboletas

BELO ORIENTE – A Cenibra possui um convênio com o município de Catas Altas (MG) para promover o Desenvolvimento do Ecoturismo, Pesquisa e Educação Ambiental na área denominada Vale das Borboletas. Trata-se de uma área de 63,65 hectares, formada por riachos de águas límpidas, poços naturais e uma rica fauna e flora. Em determinadas épocas do ano, ou em momentos de sol intenso, é possível avistar dezenas de espécies de borboletas.

A conservação e proteção da biodiversidade são uma das prioridades da estratégia de sustentabilidade da Cenibra. As iniciativas de promoção da educação ambiental são ações efetivas de transformação da consciência crítica no relacionamento com o meio ambiente de forma a garantir a perenidade dos recursos sem comprometer o desenvolvimento.

LIQUENS
No Vale das Borboletas, é possível observar a presença de espécies de liquens. Estes são associações mutualísticas entre micro-organismos fotossintéticos (algas verdes ou cianobactérias) e fungos. Os liquens funcionam como bioindicadores da qualidade do ar, pois sua existência no ambiente indica baixa poluição. Ocorrem em troncos de árvores, em pedras.

A visita à área é permitida apenas com acompanhamento de condutor de turismo local, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, de Catas Altas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com