Cidades

Convenções movimentam partidos na reta final de políticas de alianças

O vice de Cecília Ferramenta deve ser indicado pelo PV, caso a legenda confirme apoio à candidata petista

 

IPATINGA – A abertura do prazo para a realização das convenções municipais com vistas às eleições deste ano tem agitado o cenário político regional. O PMDB foi a primeira legenda a oficializar o encontro, marcado para sexta-feira (15), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Ipatinga.
O presidente do partido, Sebastião Quintão, disse que na convenção o diretório municipal vai indicar os nomes dos vereadores e aprovar o nome do candidato da sigla para o pleito de 2012. O deputado federal Leonardo Quintão confirmou presença na reunião.
O ex-prefeito não confirmou se lançará seu nome para concorrer à Prefeitura. Mas fontes extra-oficiais afirmaram que ele vai ficar de fora de disputa, dando apenas o seu apoio a um dos candidatos já colocados.
A convenção partidária é a assembleia dos filiados para discussão e resolução de assuntos de interesse da agremiação. A deliberação sobre coligação também cabe à convenção municipal.
A Justiça Eleitoral não fiscaliza diretamente as convenções e os partidos não são obrigados a comunicar com antecedência a data da sua realização. No entanto, é necessária a apresentação da ata da convenção quando do encaminhamento dos pedidos de registro de candidaturas aos cartórios eleitorais.
De acordo com a legislação eleitoral, é pressuposto para o pedido de registro de candidatura que os candidatos tenham sido escolhidos em convenção partidária. A data limite para entrega dos pedidos na Justiça Eleitoral é dia 5 de julho.

PSD
Ainda não foi marcada a convenção do PSD para discutir a sucessão municipal. O presidente do partido é o vereador Nardyello Rocha. Ele lançou sua pré-candidatura ao cargo de prefeito no dia 6 de maio.

PT

Já o Partido dos Trabalhadores marcou para o dia 30, data limite, o seu encontro municipal. Os filiados vão se reunir na Escola Municipal Artur Bernardes, situada no bairro Canaã.
De acordo com Antonio Pirralho, presidente da executiva municipal do PT, como a pré-candidata Cecília Ferramenta foi escolhida através de prévias em 11 de dezembro do ano passado, não vai ser necessário antecipar o encontro.
“Só no encontro vamos divulgar a chapa de vereadores e definir a política de alianças. Quanto à indicação do nome do vice, ainda não temos nada fechado. Vamos continuar ampliando o arco de partidos aliados. Até o momento fechamos com o PTdoB, PCdoB, PPL e o PRTB”, contou.
Sobre uma possível aliança com o PSB, Pirralho foi cauteloso. Ele disse que a legenda é uma aliada nacional do PT desde o governo do ex-presidente Lula, mas ainda não há nada concretizado. “Fizemos vários encontros com a população e os filiados para construir o nosso plano de governo. Foi um debate rico com indicações para as áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, obras e outras áreas”, relatou.

PV
Uma reunião da executiva do Partido Verde marcada para quinta-feira deve definir a data da convenção municipal. Amantino Onésimo, presidente da legenda, afirmou que as conversas com o PT se encontram avançadas e, caso a aliança se concretize, vai caber à sigla a indicação do vice.
Ele informou ainda que pelas atuais conversas as chances de que a deputada estadual Rosangela Reis lance seu nome para a disputa são remotas. Tudo caminha para uma política de aliança.

PPS
O partido do prefeito Robson Gomes (PPS) ainda não agendou a assembleia com os filiados. O pré-candidato também é o presidente da comissão provisória. Para sua reeleição, ele já conta com o apoio do PTB, PHS, PSL, PRP, PSDC e PP.

PSB
Segundo Fabiano Moreira, presidente da comissão provisória do PSB, a convenção da legenda vai acontecer também no dia 30, a partir das 17h, na casa do secretário de finanças Luciano Oliveira, no bairro Parque das Águas.
“Nos não temos definido nenhum apoio até o momento. Vamos aguardar até o final das negociações para formalizar nosso apoio aos candidatos”, falou Moreira.
Fabiano foi indicado pré-candidato do PSB pela maioria absoluta dos filiados, derrotando o seu companheiro de partido, Altair Vilar. O ex-vereador pediu intervenção junto à Executiva Estadual da agremiação para invalidar a indicação do diretório municipal.

PRB
O nome escolhido pelo PRB para disputar as eleições juntamente com os candidatos Cecília Ferramenta (PT) e Nardyello Rocha (PSD) foi o do militar reformado Alfredo Ramalho.
O presidente do partido, Joel Souto, confirmou que tem conversado com as demais legendas no intuito de angariar adeptos ao nome do ex-comandante. Ele só não divulgou a data da convenção municipal da agremiação.


O partido de Sebastião Quintão vai ser o primeiro a realizar convenções no município de Ipatinga

 


Segundo Nardyello Rocha, presidente do PSD, legenda ainda não marcou a data da convenção municipal

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com