Cultura

Contos Locais ganha sequência em Lavras

Projeto literário entra em seu quarto ano contabilizando dez cidades já contempladas com a iniciativa, que tem como público-alvo alunos de educandários públicos

IPATINGA – O projeto Contos Locais está chegando em Lavras, a cidade dos ipês e das escolas, onde será desenvolvido em parceria com a secretaria de educação do município. A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa e a preservação da memória e valorização da cultura do interior de Minas Gerais. O projeto consiste na ministração de oficinas de contação de histórias para educadores e estudantes da rede pública de ensino, no mapeamento de contos das cidades por meio de pesquisas realizadas pelos alunos orientados pelos professores. Como em outros municípios onde já foi desenvolvido, o projeto será finalizado com a distribuição gratuita do exemplar entre a comunidade, uma ação que busca difundir os contos como forma de valorização e preservação da história local.

CIDADES

“Por meio desse projeto, nove cidades já foram contempladas com o registro de suas histórias em livro, comenta o coordenador do projeto, o produtor cultural Éderson Caldas.

Ele observa que, nesta edição, está sendo desafiado pela pandemia. “Precisamos nos adaptar aos novos modos de vida a fim de evitarmos promover uma maior disseminação do novo vírus. Nossa primeira etapa de trabalho, que consiste na visita às cidades escolhidas para a apresentação da proposta, elaboração de cronograma e exposição da metodologia de trabalho aos parceiros do projeto, já está sendo realizada via on-line”.

Por meio de plataformas digitais, Éderson e a equipe de produção dos Contos Locais já se reuniram com a chefe do Departamento de Políticas Públicas do Ensino Fundamental de Lavras, Juliana de Andrade Santiago, para alinhamento das atividades.

ESTÍMULO À LEITURA

Segundo observa a coordenadora pedagógica do projeto Janaína Dantas, os Contos Locais despertam prazer nos estudantes em todos os processos de estruturação da obra. “Os alunos chegam a ficar ansiosos para coletar as histórias, ouvir seus contadores, conhecer objetos que ajudam a compreender a construção desses contos sobre a cidade onde moram. Esses exercícios são eficazes para o desenvolvimento de competências de leitura, das habilidades para a prática da escrita.

A equipe do Contos Locais conta com a coordenação geral e administrativo financeiro de Éderson Caldas; coordenação pedagógica de Janaína Dantas; edição de texto de Cristiano Augusto Lopes; assessoria jurídica de Harumi Urabe; registro e documentação fotográfica de Dani Dornelas; projeto gráfico de Enyály Poletti e Wemerson Félix; elaboração de prestação de contas de Marilda Lyra e assessoria de comunicação de Goretti Nunes.

O Projeto é uma realização da MC Produção Ltda., viabilizado pelo Ministério do Turismo por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura, com patrocínio da Mart Minas e Expresso Nepomuceno.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com