Cultura

Contém Cultura promove oficina de robótica

Evento estimula motiva o uso de sucatas na a construção de objetos

 

IPABA – O filme “Lixo Extraordinário”, exibido no mês passado no Contém Cultura, inspirou a oficina Robótica Extraordinária, realizada na sala multicultural.

A oficina consistiu na criação de objetos tendo como matéria-prima lixo eletrônico, copos descartáveis, palitos de picolé e outras sucatas.

A iniciativa contou com o apoio de Sidney Júnior, um apaixonado confesso por robótica e frequentador assíduo da sala de cinema. Desde a semana passada, ele se reuniu com amigos no Contém Cultura, onde deram os primeiros passos para a realização da oficina. “Fizemos uma reunião para conversar sobre o que poderíamos criar, começamos a juntar sucatas e já demos início à construção de alguns objetos”, conta Júnior.

Dentre as peças criadas pelos participantes da oficina, que teve adolescentes como público-alvo, estavam um robô movido à bateria de violão, carros, ventilador, vassoura, serra e barcos movidos à pilha. Os adolescentes criaram também um ar condicionado portátil. O aparelho, montado em uma garrafa pet, tem um compartimento onde são colocados blocos de gelo. Um cooler se encarrega de rotacionar o ar frio que vai sendo liberado dessa seção para o meio ambiente.

INVENTORES

Para Jeremias Santos, facilitador cultural do Contém Cultura de Ipaba, a experiência foi maravilhosa. “As crianças desenvolveram suas habilidades de inventores e praticaram um exercício importante de sustentabilidade ao reaproveitar sucatas que seriam descartadas para o meio ambiente”, disse.

Luciana Profiro, proponente do Contém Cultura, destaca que mais essa ação evidencia o propósito da sala de cinema, ser um espaço para receber iniciativas plurais relacionadas à cultura, à promoção e compartilhamento de saberes.

“Os meninos linkaram a ideia de reciclagem abordada no filme Lixo Extraordinário com a oficina e levaram para o Contém vários tipos de sucatas para a construção de objetos de forma muito livre e criativa”, observa Luciana Profiro, acrescentando que, “além do exercício de pesquisa de transformação do lixo, os meninos aprendem a driblar os desafios de lidar com o que é precário para criar peças únicas e ainda se divertiram”, completa Luciana Profiro.

O Contém Cultura conta com o patrocínio da Cenibra via Lei Rouanet.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com