Nacionais

Contag quer reunir mais de 2,5 mil trabalhadores rurais

(Crédito: Agência Minas)

BRASÍLIA – Cerca de 2,5 mil pessoas vindas de todo o país são esperadas para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, evento que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) promove desde ontem (4), em Brasília (DF). O evento coincide com a comemoração, este ano, dos 50 anos de fundação da entidade, que reúne 27 federações às quais estão filiados mais de 4 mil sindicatos rurais.

Segundo os organizadores, os representantes da categoria foram escolhidos durante um processo nacional que resultou em mais de 90 reuniões estaduais e regionais. A partir da análise das conquistas e mudanças socioeconômicas dos últimos anos e do debate das atuais necessidades e principais dificuldades da categoria, os delegados deverão traçar as metas do movimento para os próximos anos, fortalecendo a luta da classe trabalhadora rural.

VIOLÊNCIA
A abertura do congresso estava prevista para as 19h de ontem, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e deverá contar com a presença de representantes do governo federal, organizações internacionais de trabalhadores e parlamentares. Os debates, contudo, começam pela manhã, com a realização de um seminário internacional sobre violência no campo, previsto para as 11h.

Hoje, o coordenador executivo da organização não governamental Action Aid Brasil, Adriano Campolina, fará uma análise sobre os principais desafios para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Padrss), uma das bandeiras da confederação para se contrapor ao modelo hegemônico de desenvolvimento agrícola hoje praticado no país, fundamentado no agrobusiness.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com