Cidades

Contabilidade coloca em prática os 5S e descarta material inútil

De acordo com a gerente Mônica Jacob (ao lado Nardyello Rocha), foram descartados mais de dez sacos de lixo contendo material reciclável

 

IPATINGA – A Gerência de Contabilidade da Câmara Municipal de Ipatinga colocou em prática a metodologia dos 5S e deu exemplo nesta sexta-feira (20), descartando grande quantidade de material que não era utilizado no setor. Esta semana, a ação foi destacada em curso interno de conscientização ambiental, procedimentos da ISO 14001, que reuniu servidores de todos os setores.
O treinamento estava previsto no cronograma de auditoria para certificação da ISO 14001 ambiental, que deve ocorrer em maio. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços.
E foi isso que aconteceu na Contabilidade. Todo o material desnecessário que ocupava armários, gavetas e mesas foi descartado. Muita coisa foi para reciclagem, como os papéis, mas outras foram devolvidas para a Gerência de Patrimônio e poderão ser reaproveitadas em outros setores.
De acordo com a gerente Mônica Jacob, foram descartados mais de dez sacos de lixo contendo material reciclável. “Em anos anteriores a Contabilidade fazia terceira via de vários documentos e isso gerava um volume grande de papéis. Também estávamos guardando apostilas que estavam em desuso, pois a legislação orçamentária e financeira mudou muito”, detalhou a servidora.
Entre os materiais que foram devolvidos à gerência de Patrimônio estavam impressoras, carimbos, fichários, pranchetas, quadros de avisos etc. “Os armários ficaram bem mais vazios. Também tiramos tudo que era pessoal e estava colado nas paredes. A diferença foi muito grande, tanto visual quanto no que diz respeito à organização do setor”, concluiu Mônica Jacob.

 

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com