Cidades

Consep Integrado reforça campanha contra o crack

IPATINGA – Com a chegada do final de ano e com ele as festas de natal e da virada para 2019, o Consep I (Conselho de Segurança Pública Integrado de Ipatinga) está reforçando a campanha “Evite dar esmolas. Não Alimente Drogas”. O objetivo é conscientizar a população, com vistas a diminuir a quantidade de moedas nas mãos de usuários de crack e outras drogas. A campanha foi lançada em 2014, após estudos da entidade apontarem um aumento significativo de mendigos na área comercial do centro da cidade.

Segundo o diretor do Consep I, Joel Souto, todo período de compras natalinas coincide com o crescimento do número de pessoas pedindo moedas nas proximidades da praça 1º de maio, rodoviária e avenidas 28 de abril e João Valentim Pascoal. “Pelos nossos levantamentos, a maior parte destas moedinhas, infelizmente, é usada para alimentar a prostituição e os vícios de álcool e drogas ilícitas diversas. A campanha busca conscientizar a população, pois estamos numa grande batalha, principalmente, contra o crack”, enfatizou.

CONTRAVENÇÃO

Souto afirmou, ainda, que a maioria dos pedintes usa a “compra de alimentos ou remédio” como estratégia de convencimento para receber ajuda. “A população deve ficar atenta até para dar o alimento pedido, pois qualquer coisa se transforma em dinheiro para alimentar o vício. Se der o alimento, marmitex, por exemplo, é importante que esteja destampado e não na embalagem fechada”, orientou.

O diretor lembrou que o Código Penal tipifica mendicância como contravenção (artigo 60, do decreto-lei nº 3.688/41), com 15 a 90 dias de prisão. Entretanto, segundo ele, são raras as detenções registradas pelas autoridades policiais. “Apesar desta lei, esse é um problema que só venceremos com inteligência social. A campanha, como parte da nossa estratégia para combater a situação, tem dado bons resultados na medida em que diminui a circulação de dinheiro vivo nas mãos dos usuários de drogas. A conscientização é muito importante!”, encerrou.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com