Cidades

Consaúde realiza última assembleia de prefeitos

Denílson Andrade e Eloiza Dalla Vecchia falaram sobre os desafios enfrentados pelo consórcio nos últimos dois anos (Crédito: Nadieli Sathler)

IPATINGA – Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) se reuniram na manhã de ontem (11) para os últimos encaminhamentos do ano de 2012.
Além do balanço institucional apresentado através do Relatório de Gestão, a secretária Executiva Eloiza Dalla Vecchia e o presidente Denílson Andrade, prefeito de Joanésia, falaram sobre as principais conquistas do Consaúde. Esse foi o último encontro da atual direção.

“Enquanto estive na presidência procurei fazer um trabalho que resultasse em melhorias para todos os municípios assistidos. Acho que quem for assumir a próxima gestão vai desfrutar de uma melhor estrutura”, comentou o presidente.

Eloiza destacou a relevância da migração do Consaúde para a condição de associação de direito Público. Segundo ela, a instituição está preparada para receber recursos da União uma vez que a dificuldade que antes existia hoje não existe mais.
“Esse foi um ano difícil devido às mudanças administrativas que promovemos em função da migração do Consaúde. Fizemos uma opção e encontramos algumas barreiras pelo caminho, que acabaram transpostas. Mas, foi um processo necessário e graças ao consenso de todos os prefeitos vai ser um diferencial a partir do próximo ano”, declarou.

RECONHECIMENTO
A secretária Executiva agradeceu ainda a todos os prefeitos que se empenharam nas ações institucionais. Ela lembrou do vice-presidente do consórcio, Luiz Reis, que também é prefeito de Periquito. “Esse foi um ano em que sua presença fez uma grande diferença no Consaúde”, elogiou Eloiza.

O prefeito de Dionísio Weber Americano também foi lembrado pelo seu empenho em viabilizar junto a Usiminas uma área para a construção da sede própria do Consaúde, projeto que deve ser discutido com a próxima direção.
“Sem a ajuda e comprometimento de todos vocês nenhum dos nossos planos teria saído do papel. Àqueles que vão permanecer espero contar com o apoio e empenho para juntos trabalharmos. Já aqueles que estão deixando o Governo levem o nosso carinho, admiração e respeito”, finalizou.

ORIENTAÇÃO
O assessor jurídico do Consaúde orientou os prefeitos quanto aos acertos financeiros com o Consórcio até o final do mandato, frisou que o Consaúde é uma Associação Pública e que o município que não quitar seus débitos até 31/12 poderá sofrer penalidade legal conforme legislação em vigor.

SITE
Outro importante suporte com o qual os municípios poderão contar a partir de 2013 é o site oficial do Consaúde, que está em fase de finalização. Na assembleia foi mostrado aos prefeitos o layout do portal e as principais ferramentas de gestão que serão inseridas.

Para cumprir com Lei de Acesso à Informação (LAI) também serão publicados periodicamente os relatórios contáveis do Consaúde. No portal há um espaço diferenciado para os demonstrativos financeiros, após serem aprovados em assembleia de prefeitos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com