Cidades

Consaúde é vitrine para consórcio do Nordeste

Eloiza Dalla Vecchia, ao lado de Selma Santiago, secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN)

 

IPATINGA – A secretária Executiva do Consorcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Aço (Consaude), Eloiza Dalla Vecchia, recebeu na manhã de ontem (28) a visita da gestora do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN) Selma Santiago Nunes.
A vinda ao Vale do Aço foi para que a secretária executiva da COPIRN conhecesse a gestão interna dos procedimentos de saúde, o sistema de transporte, processos licitatórios, entre outros serviços administrativos feitos pelo consórcio da região.
“Somos um consórcio multi finalitário, ofertamos serviços de saúde e ainda na área de meio ambiente, especificamente no saneamento básico. Como estamos implantando serviços na área da média complexidade, queríamos visitar um consórcio que funcionasse semelhante ao que vamos desenvolver na área da saúde”, explicou.
Selma disse ainda a intenção é contratar serviços da iniciativa privada, tais como exames e consultas especializadas para atender à região Alto Oeste, com 36 municípios. Por isso, precisava conhecer de perto toda a gestão desde a contratação até o pagamento pelo serviço prestado.
“Vimos que o sistema do Consaúde é simples e objetivo. Escolhemos vir aqui porque o consórcio do Vale do Aço está entre os mais experientes do Brasil. A estruturação que vi aqui é eficiente e inovadora. Volto para o Rio Grande do Norte satisfeita e com todas as minhas dúvidas sanadas”, declarou.

COPIRN
O consórcio do Rio Grande do Norte foi implantado em maio de 2010. É o único em todo o seu Estado que atende a 132 municípios. Recentemente, a entidade foi contemplada com verbas da FUNASA (Fundação Nacional de Sáude) para implantar o plano de saneamento em nove municípios.
A secretária executiva ainda falou que o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) já desenvolvido em Minas vai ser implantado em seu estado pelo Ministério da Saúde.

RECONHECIMENTO
Para Eloíza, a escolha de visitar o Consaúde reforça a qualidade dos serviços prestados pelo consórcio aos municípios. “Se atraímos o olhar de outros estados é porque estamos trilhando o caminho certo. Avançamos muito na discussão das políticas públicas, principalmente na busca constante de qualificação técnica e humanização”, ponderou.
A secretária ainda enumerou que a gestão prioriza o trabalho em equipe com a participação direta de todos os entes consorciados. “Pensar gestão é ter consciência de que sem planejamento estratégico não é possível desenvolver ações de saúde e ao mesmo tempo atender o que está preconizado pelas leis que regem o funcionamento dos consórcios”, ressaltou.
Denilson Andrade, presidente do consórcio e prefeito de Joanésia, também vê com bons olhos a troca de experiências entre o Consaúde e o consórcio do Rio Grande do Norte. “Estamos gratos pelo reconhecimento de outros estados com o nosso trabalho. Isso demonstra que a nossa gestão está comprometida com a humanização”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com