Cidades

Consaúde e PMT confirmam obras no Centro de Oftalmologia

Reformas no imóvel cedido pela Prefeitura de Timóteo foram orçadas em R$ 53 mil    (Crédito: Nadieli Sathler)

 

TIMÓTEO – Em uma parceria histórica celebrada na tarde desta quinta-feira (17), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) repassou à Prefeitura de Timóteo o projeto para a reforma do imóvel onde vai funcionar o Centro de Oftalmologia regional.
O prefeito Sérgio Mendes (PSB) e o secretário de saúde do município, Fabiano Moreira, receberam a supervisora administrativa do consórcio, Eloiza Dalla Vecchia, para tratar dos últimos detalhes referentes ao empreendimento.
Ficou acordado que as adaptações necessárias para a implantação da unidade serão custeadas pelos cofres públicos. O projeto, em conformidade com as exigências da ANVISA, está orçado em R$ 53 mil. “Pela primeira vez vamos consolidar uma ação estratégica na saúde oftalmológica que irá beneficiar toda a população usuária do SUS na região. Sou grata a todos que contribuíram e estão contribuindo com este grande projeto”, disse.
Eloiza esclareceu que o investimento vai ser estornado ao município em procedimentos oftalmológicos. As discussões em torno da criação do centro surgiram em virtude da falta de prestador de serviços na área. “No ano passado, iniciamos as discussões para implantar o Centro de Atenção Especializada em Oftalmologia Regional, amplamente discutido com a participação dos prefeitos, gestores de saúde e imprensa. Elaboramos o projeto arquitetônico da casa cedida pelo município de Timóteo, aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual neste ano”, informou.
O imóvel oferecido pela Administração de Timóteo para sediar o centro fica no bairro Vila dos Técnicos. No local, anteriormente funcionou o Cartório Eleitoral da comarca.

REFORMA
O prefeito designou uma equipe para dar andamento ao processo licitatório da reforma. A expectativa é que as obras comecem em dois meses. A previsão de inauguração do Centro é no 2º semestre.
O imóvel pertencente à administração foi cedido em comodato ao Consaúde. Por estar sediada no município, a unidade oftalmológica também vai atender a um número maior de timotenses, em função da cessão.
“A direção do Consáude fez uma gestão junto ao governo estadual de maneira a garantir equipamentos e verbas para equipar o centro. Desde o início nos mostramos solícitos ao pedido do consórcio e a abertura da unidade é um ponto estratégico para o governo Sérgio Mendes”, afirmou Fabiano Moreira.

APARELHAGEM
Além de disponibilizar o local para a implantação da unidade descentralizada do Consaúde, Fabiano informou que a Prefeitura de Timóteo cedeu a aparelhagem oftalmológica que estava parada na Secretaria de Saúde há pelo menos quatro anos. Uma sonda de colonoscopia para ampliar a oferta de procedimentos próprios do consórcio também foi liberada pela Prefeitura.

SERVIÇO
O projeto do Centro de Oftalmologia do Consaúde está sendo construído com a assessoria do médico oftalmologista João Neves de Medeiros. O planejamento da unidade prevê o atendimento a pacientes com retinopatia diabética, glaucoma e DMRI (Degeneração Macular).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com