Cidades

Consaúde é o quarto melhor consórcio de saúde no estado

Para a secretária do consórcio (na foto, ao lado do presidente Denílson Andrade), bom desempenho é fruto do planejamento humanizado   (Crédito: Nadieli Sathler)

 

IPATINGA – Em uma avaliação feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para medir o desempenho dos 79 consórcios de saúde de Minas Gerais, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) ficou em quarto lugar.
Os parâmetros de avaliação levaram em conta o desempenho do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) e a gestão administrativa dos consórcios. A análise foi feita com base no IQTS (Índice de Qualidade do Transporte em Saúde), segundo julgamento dos técnicos estaduais que visitaram todas as instituições.
O Consaúde obteve a pontuação de 92 pontos. Minas é atualmente o estado com o maior número de consórcios municipais. Ao todo, são 79 instituições em pleno funcionamento.
No ranking estadual, o primeiro colocado foi a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (ACISPE), situada em Juiz de Fora, com 100 pontos. Em segundo, ficou o Cismev (Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Médio Rio das Velhas), com 95 pontos, sediado em Curvelo.
O terceiro lugar foi dividido entre o Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Vale do Paraíba (CIS AMVAP) e Consórcio Intermunicipal da Microrregião do Pontal do Triângulo Mineiro (CIS PONTAL), ambos sediados em Uberlândia, com 93 pontos.

RESULTADOS
Para Denilson Andrade, presidente do Consaúde e prefeito de Joanésia, a notícia foi a confirmação do trabalho que o consórcio vem desenvolvendo. “O consórcio é um instrumento para ampliar a prestação de serviços dos municípios consorciados. No meu mandato, tenho focado na humanização do atendimento como eixo central na gestão do consórcio, garantindo assim a satisfação dos usuários e dos municípios”, falou.
Eloiza Dalla Vecchia, secretária executiva, destacou que o bom desempenho é fruto do planejamento e da capacitação permanente da equipe de profissionais do consórcio. “Quando iniciamos o processo de planejamento do consórcio, foram definidas as metas a curto, médio e longo prazo, sempre pautado na formação técnica e humana. Isso trouxe o reconhecimento do Estado para o nosso trabalho. Acreditamos que o índice de aprovação do consórcio é mérito do trabalho humanizado realizado por toda a equipe do Consaúde”, pontuou.

RESPONSABILIDADE
O trabalho desenvolvido pelos municípios também influenciou na avaliação positiva do Consaúde. A intenção é implementar mudanças capazes de elevar ainda mais os resultados conquistados.
“Precisamos medir aquilo que não teve bom desempenho e propor ações e metas que melhorem nossa avaliação. Desenvolvemos um trabalho em equipe. De um lado os gestores dos municípios e do outro o Consaúde. Juntos, temos a missão de tornar as políticas públicas acessíveis à população. Se fazíamos um trabalho com amor e dedicação, os resultados de hoje aumentam ainda mais a nossa responsabilidade”, avaliou.

EXCELÊNCIA
Fabiano Moreira, secretário municipal de saúde de Timóteo, disse estar orgulhoso dos indicadores conquistados pelo Consaúde. “Avalio que o resultado positivo consórcio do Vale do Aço é devido à relação estreita que a direção do consórcio consegue manter com os prefeitos e gestores da área. Isso é fruto de quem esta há muito tempo à frente da entidade, que presta um excelente apoio com a nossa demanda de atendimento e de assistência técnica”, ponderou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com