Cidades

Consaúde completa 20 anos e inicia nova etapa com assembleias

IPATINGA – São João do Oriente, município administrado pelo prefeito Alonso de Oliveira Ruela, foi o primeiro município a inaugurar uma nova etapa do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consaúde), que está completando 20 anos como referência em saúde pública através do assessoramento e prestação de serviços especializados em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Além de aproximar ainda mais dos municípios, prestamos contas à comunidade do que estamos fazendo e é uma ótima oportunidade de apresentar aos cidadãos os serviços oferecidos pelo Consaúde, que tem papel fundamental no que diz respeito ao atendimento à população”, frisou o prefeito de Jaguaraçu, presidente do Consaúde, Márcio Lima de Paula.

Ele destaca que, principalmente, os municípios menores enfrentam atualmente grandes dificuldades financeiras, o que amplia ainda mais os desafios dos gestores em atender às demandas da comunidade. Nesse contexto, frisa a importância do Consórcio que, não só acolhe a população, com equipes de ótimos profissionais e serviços de qualidade, como reduz os custos para as administrações.

SERVIÇOS
O Consaúde oferta consultas médicas, exames especializados e cirurgias ambulatoriais por meio de parcerias com os setores públicos e privados. Além de outros serviços como colonoscopia, ultrassonografia, oftalmologia, retinografia digital e eletrocardiograma, holter (eletrocardiograma) e mapeamento à distância. Por meio do Sistema Estadual de Transporte em Saúde – SETS –, facilita a vida dos pacientes dos municípios com rotas previamente estabelecidas e aprovadas pelos prefeitos, gestores e saúde, Consaúde e Secretaria Estadual de Saúde (SESMG).

IMPORTÂNCIA

O prefeito Geraldo Magela, o Lalado, fez questão de ressaltar a importância da existência do Consaúde para os municípios da região do Vale do Aço e dizer como é gratificante ter o reconhecimento da população de Marliéria com os serviços ofertados. “É só ligar que eles atendem. E os serviços são de ótima qualidade, contribuindo para a gestão na saúde do município. As pessoas que precisam de atendimento elogiam a equipe e qualidade dos especialistas”, justifica.

CRÍTICA
Geraldo Godoy, prefeito de Periquito, lamentou que os governos federal e estadual não estejam cumprindo a parte que lhes cabem, sobrando ainda mais responsabilidades para os prefeitos. Por isso, a importância de todos se unirem em busca de soluções de problemas parecidos. “O Consócio nos oferece esta oportunidade e quem ganha é a população”, informou o prefeito que representou na Assembleia a Associação Mineira de Municípios (AMM).

Para o prefeito de Joanésia, Antônio Carlos de Alvarenga, o Nenzinho, que presidiu o consórcio até o final de 2014, a transparência na gestão compartilhada é a grande marca do Consaúde. “É uma gestão feita por vários prefeitos e os resultados traduzem na melhoria dos serviços para a população”, expôs. Nenzinho teve sua gestão à frente da entidade reconhecida pelo colega, o prefeito de Antônio Dias, José Carlos de Assis, o Carlinhos, que enfatizou avanços como a nova sede, ampliação dos serviços e a compra consorciada de remédios.

TRABALHO CONJUNTO

Para diretora executiva do Consórcio, Eloiza Dalla Vecchia, os resultados obtidos ao longo da trajetória da entidade são fruto do trabalho conjunto dos prefeitos e secretários municipais de saúde. Durante a Assembleia Itinerante, a diretoria do Consaúde teve aprovadas as contas referentes ao 2º trimestre de 2015 compreendendo os meses de abril, maio e junho. E ainda apresentou as atividades desenvolvidas no 1º semestre, os procedimentos próprios realizados pelo consórcio com redução e custo e deliberou sobre cirurgias eletivas e contratação de pessoal para o SETS de Timóteo.


Momento especial com música e homenagens

Como parte das comemorações dos 20 anos do Consaúde, as crianças do 1º ao 5º período da Escola Estadual Professora Maria Júlia Nunes de Oliveira levaram alegria ao som de músicas de raiz como “Flor do Meu Cafezal”, de autoria de Pixinguinha e Inhana. A diretoria da escola ressaltou o trabalho pedagógico realizado com os alunos, com apoio do município e a importância de não perder as tradições culturais.

Após a apresentação, duas pessoas que contribuem para a trajetória da entidade foram homenageadas: o prefeito de São João do Oriente e a secretária de saúde do município, Isaulina Dias. Eles recordaram do início da história do Consaúde, em 1995, quando os prefeitos e secretários municipais de saúde entenderam a necessidade de unir esforços pra avançar na qualidade de saúde da região. Além dos dias atuais com a consolidação do consórcio, que busca, de forma constante, a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade dos municípios consorciados.

“Sempre priorizamos a saúde no nosso município, mas, como todos, enfrentamos dificuldades e o Consaúde veio para nos ajudar. Com a união dos prefeitos, conseguimos atendimento qualificado a um custo mais baixo”, frisou o prefeito que, nitidamente, se emocionou com a homenagem e agradecimento ao seu trabalho juntamente com as diretorias da entidade. Ele acrescentou que, apesar da luta durante essa trajetória, hoje é possível festejar os 20 anos do consórcio com muita alegria e conquistas. O prefeito Alonso Ruela cita entre os avanços possibilitados pelo Consaúde, o atendimento à população e a compra consorciada de medicamentos, que garante uma redução de custos aos municípios de mais de 50%. O prefeito de São João do Oriente está em seu quarto mandato.

A secretária Isaulina Dias, que sempre teve papel de destaque no Consaúde, agradeceu a homenagem. Em sua avaliação, o consórcio cresceu ao longo desses 20 anos e tem condições de ampliar ainda mais seus serviços.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com