Cultura

Conquistas e lutas dos negros são debatidas em escolas de Timóteo

(Crédito: Ericson Toscano)

TIMÓTEO – Começou ontem (20) a programação cultural que será realizada pela Prefeitura de Timóteo por ocasião da Semana da Consciência Negra. Em parceria com o Movimento Negro Organizado do Vale do Aço (Monova), as ações têm o objetivo de estimular uma reflexão da comunidade estudantil sobre o valor da cultura negra e dos avanços da luta pela igualdade racial. Com o apoio dos grupos Valeu Zumbi, Pirilampo, Associação de Capoeira Arte Brasil e Paróquia São José, as atividades serão realizadas em três escolas do município: hoje (21), na Escola Novo Tempo; e amanhã (22), na Escola Estadual São Sebastião (Santa Cecília).

Em todas as escolas haverá palestras com integrantes do Movimento Negro sobre o tema “Avanços e Retrocessos na História do 20 de Novembro”. Além de palestras, haverá também apresentação de dança com a bailarina Fabíola Batista, apresentação dos alunos do CREIA (Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa) e lançamento do livro “A Coragem” do vereador Elci Pedro Ozório – conhecido como Michael Jackson. Também estão programadas exposições de trabalho dos alunos das escolas sobre o tema e exposição de fotografias do Movimento Negro.

PALESTRAS
As palestras que serão feitas por integrantes do Movimento Negro terão abordagens diferentes. Durante palestra no MAMP, o sociólogo Paulo Cruz abordou conquistas do movimento negro e perspectivas de luta para os próximos anos. Entre os avanços, Paulo Cruz cita as cotas para negros nas universidades públicas e a devolução de terras às comunidades quilombolas. E cita como bandeiras de luta o “fim do preconceito dentro das empresas e a política de branqueamento das instituições e corporações”.

Na escola Novo Tempo, dia 21 (quinta), o professor Paulo Amaral, vai abordar o tema sob as perspectiva da autoestima do povo negro através do resgate de sua cultura. Paulo Amaral cita como avanço a autoestima da juventude negra, especialmente nos centros urbanos, que exalta a própria cultura em vez de se envergonhar dela.

Outro avanço é a criação da Secretaria Nacional de Igualdade Racial, “um órgão voltado especificamente para a população negra e gerido por representantes dos movimentos negros”. Em contraponto, ele cita a resistência da elite brasileira em admitir negros em papéis estratégicos em instituições públicas e privadas.

Por último, os alunos da escola São Sebastião, receberão, no dia 22, a sindicalista Elisabeth Silva de Oliveira. Ela vai abordar a inserção do negro no mercado de trabalho e baseia seus argumentos em recente pesquisa do Dieese, que aponta indicadores desfavoráveis à população negra no país. Como avanço, Elisabeth cita uma melhor capacitação dos negros brasileiros para o mercado de trabalho em virtude da melhoria do acesso ao ensino superior. Como retrocesso, ela destaca as dificuldades de permanência nos postos de trabalho e as disparidades salariais entre negros e brancos.

MISSA
As homenagens ao Dia Nacional da Consciência Negra terão o encerramento com uma missa afro, que será realizada no dia 24 de novembro, às 19h, na Paróquia São José, na Praça 1º de Maio, Centro Norte. A missa será celebrada pelo padre Pascifal José do Nascimento e terá o cerimonial adaptado pelo movimento negro para caracterizar a data.
Mais informações pelo telefone 9916-4216.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com