Cultura

Conferência reúne cerca de 300 participantes em Fabriciano

FABRICIANO – Termina hoje (9), a terceira etapa intermunicipal da Conferência de Educação-Macro. O encontro faz parte das fases de preparação para a II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) e tem caráter propositivo. A Conferência reúne representantes de 93 municípios da regional leste e escolherá os delegados que vão participar da Etapa Estadual, no dia 20 de outubro.

O encontro acontece no Hotel Metropolitano, no bairro Bom Jesus, e tem o apoio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Fabriciano, do Ministério da Educação (MEC) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Cerca de 300 conferencistas discutem os eixos: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação; e Financiamento da Educação.

Antes dos conferencistas serem separados nos eixos temáticos, cada uma das autoridades presentes discorreu sobre o processo político de transformação pela qual a educação está passando. Após os pronunciamentos, o assessor da Secretaria Executiva do MEC, Clodoaldo Souza, explicou o Plano Nacional de Educação.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

A prefeita Rosângela Mendes participou da solenidade de abertura e, durante seu pronunciamento, falou sobre a importância de refletir sobre as ações educacionais. “Precisamos fortalecer a participação da sociedade civil na busca de melhores políticas educacionais. A Educação é uma das prioridades do nosso governo e investimos com muita responsabilidade. Oferecemos uma educação exemplar, que é tida como referência para vários municípios”, disse.

A secretária de Educação e Cultura, Glória Gíudice, citou a importância da participação ativa de cada um dos 69 delegados que serão eleitos para a etapa estadual. “Estamos em um momento oportuno de partilha de ideias que podem construir uma educação cada dia melhor. É nossa responsabilidade levar essas propostas à frente. A Conae nos permite planejar o futuro da educação brasileira. Por isso, nossa participação é tão importante”, declarou.
Nesta sexta-feira (9), os debates retornam a partir das 8h. A expectativa é de que o encontro termine às 17h, culminando com a eleição dos delegados que vão representar a regional leste em Belo Horizonte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com