Nacionais

Conferência de Saúde em Timóteo debate crise no sistema regional

TIMÓTEO – Com participação expressiva da população foi realizada em Timóteo a 12ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “A saúde que queremos e que podemos: desafios e prioridades da gestão municipal”. A conferência foi organizada pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretária Municipal e Conselho de Saúde. “Estamos felizes com a ampla participação, muitas pessoas interessadas, muitos formadores de opinião. Acredito mesmo que estaremos com direções melhores ainda para a nossa saúde”, afirmou o prefeito Geraldo Hilário.
Usuária dos serviços e membro do Conselho de Saúde no município, Maria Petronilia Cardoso Quintão afirmou que ouvir as pessoas, saber o que de fato querem e pensam dentro da necessidade real, é muito importante. “Nossa expectativa é que sejam alavancadas junto com toda a população, propostas que venham trazer qualidade de vida e transparência no nosso município”.

EIXOS TEMÁTICOS
O secretário César Luz afirmou que os debates resultaram em um conjunto de propostas consistentes para a saúde de Timóteo. Os participantes foram divididos para discussões em três eixos: “Gestão da Atenção Básica; Gestão com Ênfase na Regulação, Controle e Avaliação e o terceiro eixo que propõe intervir, se não para resolver, pelo menos amenizar e melhorar a grave crise que a saúde regional enfrenta”, destacou. “Vamos, a partir de agora, abraçar essas propostas, essas diretrizes aqui aprovadas na plenária para que possamos realmente juntos construir a saúde que Timóteo precisa e merece”, completou César Luz, elogiando a equipe organizadora e os todos os participantes da Conferência.

ESPAÇO DEMOCRÁTICO

A superintendente Regional de Saúde, Débora Cabral, destacou a importância do tema em debate, nesse momento de grave crise financeira. “É um tema relevante e um desafio mesmo para o município. A gente fica feliz que tenha sido abordado dessa forma”, comentou. Débora Cabral defendeu a Conferência como espaço democrático para direcionamento de ações. “Se a gente não ouvir a população, corre o risco de investir recursos financeiros inadequadamente”, completou.
Convidado a participar e palestrar na conferência o presidente do COSEMS-MG, entidade que representa os 853 municípios mineiros, Eduardo Luiz Miranda Silva, lembrou que esse é um momento fundamental para a construção das políticas de saúde.

ÁGUA E FUBÁ

O prefeito Geraldo Hilário, destacou que o tema abordado na conferência tem tudo a ver com a proposta da Administração do Município. “Nós estamos sempre medindo a água e o fubá, discutir saúde com o que queremos e podemos é dizer que o que nós podemos fazer é dar melhor qualidade possível no menor custo. É assim que nós estamos conduzindo nossa cidade”, pontuou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos, lembrou que o espaço democrático da Conferência é muito importante. “Vai ao encontro da forma como o prefeito Geraldo Hilário propõe, de sempre estar conversando e ouvindo as pessoas. Estamos, cada vez mais, criando um relacionamento com a população em várias instâncias para discutir todas as políticas, nossa missão é atender e dar respostas para as pessoas”, completou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com