Cultura

Conferência de Cultura propõe diretrizes e elege conselheiros

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal realizou na segunda feira (14), a Conferência Municipal de Cultura e Esporte 2014, na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas. O evento contou com cerca de 200 participantes que contribuíram para a formulação de políticas públicas para o segmento.

A noite foi animada por apresentações musicais da Banda Brasil Excepcional, que interpretou canções da MPB, além do Hino Nacional brasileiro, pela dupla Caio Nabuco e Emerson Rodrigues que relembrou a batida grave e marcante da música dos congadeiros. O ator Gil Vicente interagiu com o público durante o evento, que teve mostra de telas de Heliane Guedes.

PARTICIPAÇÃO
A abertura da Conferência foi presidida pelo vice-prefeito, Renato Araújo, que ressaltou a importância da participação popular nos conselhos. “Com os conselhos formados, temos menos possibilidades de errar”, disse. Ele admitiu que os investimentos feitos na área cultural e esportiva do município têm sido inferiores diante dos resultados obtidos. ”Gastamos pouco para um retorno imenso”, comentou.

Os trabalhos da noite foram coordenados pelo secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ruben Ramos, que enalteceu a participação dos vários segmentos culturais e esportivos da comunidade. “A participação da comunidade é a base que sustenta e norteia os nossos trabalhos”, disse Ramos.

DIAGNÓSTICO
No segmento de artes cênicas e cinema foi proposto o diagnóstico dos artistas, grupos, movimentos artísticos, culturais e folclóricos de Timóteo além da capacitação e profissionalização dos envolvidos. Na música, uma das propostas foi a inclusão da arte musical nas escolas e na comunidade por meio de oficinas e ainda, proporcionar o intercâmbio musical em rede e promover a circulação do produto cultural no calendário de eventos municipais.

Incentivar e apoiar grupos de dança amadores e profissionais e implementar a política de folclore e cultura popular no calendário escolar, foram algumas das propostas do grupo que teve como tema a dança. Nas artes plásticas, um dos destaques foi a criação de uma casa de cultura e espaços para divulgação de obras.

EIXOS
Já, os eixos temáticos que desdobraram o tema Esporte, propuseram criar condições para a prática de esportes escolares, melhorar a infraestrutura das praças públicas incluindo pistas de skate, a regularização da situação dos clubes de futebol amador e melhorar a estrutura dos campos, entre outros. Entre as diretrizes, o resgate do Carnaval com garantia de parceria entre poder público, empresas privadas e escolas de samba, incentivo e apoio à realização de planejamento anual dos grupos de Congado e Reino do Rosário foi proposto.

CONSELHO
Ao final do encontro, foram eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho do Esporte e Lazer que foram: Antônio Álvaro Ferreira de Carvalho, Paulo Elotério, João Assis e Kim Valverde. Os conselheiros eleitos para o Conselho da Cultura e Patrimônio Cultural que representam a sociedade civil foram os seguintes: Wesley Cristiano Souza, Jaydson Souza, Caio Nabuco, Luís Fabiano dos Santos, Freddy Cosme Leiva Rodrigues, Thâmara Dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com