Cultura

Concerto de Inverno inicia um passeio pela história da música

IPATINGA – A Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga apresenta hoje (28), às 20:00h, no teatro Zélia Olguin, o “Concerto de Inverno – Um Passeio pela História da Música”. O espetáculo é um evento de música clássica com repertório exclusivo do período Barroco, um estilo que floresceu após o Renascimento entre o final do século XVI e meados do século XVIII. O projeto tem continuidade ao longo do ano com a abordagem de outros períodos históricos da história da música.

O concerto consiste na apresentação das obras em duas partes. Na primeira, serão apresentadas duas suítes, um conjunto de danças reunidas em uma obra, sendo a primeira um conjunto de 10 temas do compositor londrino Henry Purcell intitulada Abdelazer Suíte. Nesta peça há uma última canção que será executada pela cantora Ana Bonfá. Há também uma particularidade sobre o seu “Rondou” que é muito conhecido por ter sido usado por Benjamin Britten como tema para o seu conjunto de variações “Guia do Jovem para a Orquestra”. A segunda obra é a suíte extraída da Ópera Rodrigo, uma ópera em 3 atos do compositor alemão Georg Friedrich Handel.

DUELO
Na segunda parte do evento serão apresentados dois concertos Grosso, do italiano “Concerti Grossi” que é um pequeno duelo entre os solistas, no caso destes concertos, 2 violinos e um violoncello contra a orquestra, sustentados por um baixo contínuo.

O primeiro concerto da segunda parte é o concerto L’Estro Armonico (Inspiração Harmonica), op.3, de Antonio Vivaldi que faz parte de sua coleção de 12 concertos e como fechamento, o Concerto Grosso em Sol menor, op.6 nº 8, de Arcangelo Corelli, conhecido comumente como Concerto de Natal por ter sido encomendado pelo cardeal Pietro Ottoboni, em 1714, em época natalina.

REPERTÓRIO
A escolha do repertório barroco se deu porque a Orquestra quer mostrar ao público as diferenciações da música erudita de acordo com a maneira que cada compositor vê o mundo, a si mesmo e a Deus, que está intrínseco nas diferenciações de períodos históricos. A intenção é realizar, ainda em 2013, outros três concertos com peças dos períodos Clássico, Romântico e Contemporâneo, trazendo assim ao público uma possibilidade de experimentação e apreciação da música erudita distinta em cada período.

ORQUESTRA

A Associação Cultural Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga é uma personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos em funcionamento legal há mais de dez anos que desenvolve na cidade de Ipatinga e em seu entorno, atividades específicas de formação artística cultural na área de música erudita. Desde sua fundação ela vem promovendo a cultura musical no interior de Minas, disponibilizando gratuitamente aulas de prática instrumental e de conjunto de orquestra e também para os seus integrantes, além das aulas, ajuda de custo para a manutenção de seus instrumentos e transporte.

Periodicamente a orquestra apresenta publicamente as obras estudadas pelo grupo em concertos em toda a região do Vale do Aço trazendo aos ouvintes música de boa qualidade. A Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga é o único grupo sinfônico no Vale do Aço registrado legalmente, fato este a tornou a única responsável pela disseminação e criação de público em música erudita na região.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com