Nacionais

Comunidade japonesa em Ipatinga celebra o Bon Odori

A celebração do Bon Odori pela comunidade nipo-brasileira em Ipatinga é uma tradição que remonta aos anos 60. (Foto: site Eu amo Ipatinga)

IPATINGA – A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, recebe no próximo dia 30 de setembro a celebração de Bon Odori – festival tradicional que inclui dança folclórica, música e comida japonesa. A festa, que acontece todos os anos, é aberta ao público e acontece a partir das 19 horas, na sede da Associação Nipo Brasileira de Ipatinga (ANBI), no bairro Cariru.
A celebração é fruto do intercâmbio cultural entre japoneses e mineiros que juntos se uniram há seis décadas para a construção de um projeto comum: a Usiminas. Reforçando esse encontro de valores, expatriados da Nippon Steel & Sumitomo Metal (NSSMC) participam voluntariamente da montagem e estilização das estruturas para a celebração, que acontece desde a chegada dos japoneses para a construção da Usiminas, há 60 anos.
No Japão, o festival é realizado anualmente entre os meses de julho e agosto, período do verão no país. A tradição acredita que os espíritos de seus ancestrais voltam para suas casas para se reunir com sua família durante o Obon, ou simplesmente Bon. Por isso, a celebração é feita sempre depois do por do sol, já que prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. O termo Odori se refere à parte festiva que inclui a tradicional dança – embalada ao som dos tambores taiko.

SERVIÇO
Celebração de Bon Odori
Data: 30 de setembro
Horário: 19 horas
Local: Sede da Associação Nipo Brasileira de Ipatinga. R. Colômbia, 44 – Cariru.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com