Cidades

Como o eleitor decide o voto

Bruno Andrade: “Dentre os projetos apresentados, foi até fácil definir o voto pensando no bem comum da cidade”; A estudante Paula Mariana está entre aquelas que vão escolher um candidato ficha limpa nestas eleições.

 

IPATINGA – A menos de uma semana do dia das eleições, ainda é grande o número de pessoas que não escolheram em quem votar, seja para o prefeito ou vereador. Além de constatar a indecisão de parte do eleitorado, o DIÁRIO POPULAR procurou saber em que tipo de informações ou mídias o eleitor costuma se basear para sair da dúvida. As respostas mostraram que TV, internet e conversas com amigos são a preferência na hora de decidir o voto.

NO FINAL
A vendedora Kelly Martins, de 24 anos, é uma das pessoas que ainda não decidiu a quem confiar seu voto. Ela comentou que não costuma ver o horário eleitoral em função do horário de trabalho e pelo fato de estudar à noite.
“Recebemos a visita de vários candidatos no local de trabalho. Mas ainda não parei para analisar as propostas e projetos. Aliás, o material que eles entregaram joguei fora. Também não acredito no que eles colocam ali. Prefiro conversar com amigos que podem me contar sobre o passado político dos candidatos. Só depois costumo decidir”, contou.
Outro detalhe revelado pela eleitora indecisa é que sempre escolhe em quem votar nos dois últimos dias antes da eleição. “São tantas as coisas que preciso pensar que deixo para o final a minha escolha”, declarou.
Já a assistente social Irade Andrade, de 27 anos, decidiu qual seu candidato a vereador e ainda busca um nome para o cargo de prefeito. “Acho importante que os parlamentares sejam pessoas instruídas, pois na hora de trabalhar em prol da comunidade vai pelo menos poder fazer isso com consciência. Escolhi o meu vereador pela afinidade com a área em que trabalho, que é social. Acho que está na hora de um assistente social ter a chance de trabalhar no Legislativo.
Quanto ao candidato a prefeito a resposta de Irade foi mais crítica. “Infelizmente, temos que escolher o menos pior. Ipatinga vive hoje problemas de escolhas erradas, mas principalmente a falta de opção na política. Temos figuras repetidas que podem ter feito boa gestão. Só que agora querem disputar a eleição para atrapalhar seus adversários políticos”, lamentou.

INTERNET
O uso de ferramentas da internet, principalmente as redes sociais, vem crescendo consideravelmente, tanto que a advogada Fernanda Brandão se baseou nas informações colhidas na rede de computadores, julgamentos judiciais e propagandas que viu no perfil dos candidatos.
“Fiz a minha escolha com base nas informações da internet e pela propaganda política virtual, uma vez que na minha casa não passa o horário eleitoral (antena parabólica). Meu voto é em quem acho mais capacitado para cuidar de Ipatinga. Se a minha candidata tivesse algum passado que a incriminasse, meu voto também não seria dela”, comentou.
Apesar da defesa enfática de sua opção para o Executivo, Fernanda não sabe em quem votar para vereador.
Assim como ela, a estudante Paula Mariana valoriza o passado dos políticos em que vai dar o seu voto. “Ainda não sei em quem votar. Essa é uma decisão muito importante, que interfere diretamente em minha vida e minha cidade, primeiro tenho que me inteirar das propostas de cada um, depois analisar sobre seu passado”, pontuou.

DECIDIDO
O administrador Bruno Salvador afirmou não ter tido dificuldade para escolher seu candidato. “O meu voto para prefeito eu resolvi através da minha própria consciência. Nasci e vivo há 30 anos em Ipatinga e posso comparar os estilos de governo que se apresentaram esse ano. Infelizmente, nenhum candidato me parece “imaculado”, mas, dentre os projetos apresentados, foi até fácil definir o voto pensando no bem comum da cidade”, opinou.
Sobre o candidato a vereador ele declarou que vai apoiar um candidato que faz parte de um movimento social em que está inserido. “Havia outras opções, acredito que também muito boas, mas vou dar meu voto de confiança no candidato que escolhi, pois acredito nos seus bons ideais”, concluiu.


A assistente social Irade Andrade declarou não estar satisfeita com as opções; Kelly Martins ainda não sabe
em quem vai votar para prefeito e vereador

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com