Cidades

Comitiva do Vale do Aço debate soluções para segurança em BH

BH – Investimentos e ações preventivas na segurança pública do Vale do Aço foram tema de um encontro esta semana na Cidade Administrativa. A reunião entre os secretários de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, e de Defesa Social, Rômulo Ferraz, com vereadores, representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Maçonaria, apontou demandas das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

PLEITOS
A comitiva pleiteia regularização do sistema do plantão regional, implantação da delegacia regional, em Coronel Fabriciano, aumento no efetivo de policiais, equipamentos e novos veículos, ampliação do Programa Fica Vivo, construção de um Posto de Medicina Legal, em Ipatinga, implantação do Olho Vivo nas três cidades e construção do Centro de Internação de Adolescentes (CIA). No encontro foram definidos investimentos do Governo do Estado na região.

VIOLÊNCIA ENDÊMICA

O secretário Alexandre Silveira, representante do Vale do Aço no Governo, disse que há uma endemia de violência na região. Mesmo na Secretaria de Saúde, Silveira continua atuando nas demandas do Leste. “O Estado tem investido da forma mais adequada nas cidades do Vale, levando em consideração os índices. Minas tem sido reconhecida por ser referência no modelo de gestão. Saúde e segurança têm demandas infinitas, por isso temos que trabalhar incansavelmente. Mas segurança, infelizmente, não perpassa somente por investimentos financeiros, envolve questões culturais”, destaca.

PRIORIDADE
Rômulo Ferraz garantiu que o Vale do Aço tem prioridade no Governo de Minas. “O governador Anastasia já pediu prioridade absoluta, e nosso trabalho será ainda mais forte para combater a criminalidade na região. Vamos atender os pleitos trazidos, que são clamores da sociedade. Vamos viabilizar recursos para diversos programas, implantar a delegacia virtual na cidade e videoconferência”, afirma.

Vereadores clamam por segurança
Na reunião estiveram presentes os vereadores de Ipatinga, Ley do Trânsito, Léo Escolar e Roberto Carlos, de Timóteo, Douglas Wilkis e de Coronel Fabriciano, Leandro Xingó, e professor Edem.

O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, lembrou que os anseios são clamores da sociedade. “Viemos trazer aos secretários os clamores da população do Vale do Aço. Precisamos nos unir e fortalecer para estabelecer ações que vão melhorar a segurança pública. Todas as nossas demandas são problemas do cidadão comum. O Olho Vivo, por exemplo, é um grande avanço e recebemos a notícia que será implantando até o final do ano devido questões burocráticas”, disse.

O vereador de Fabriciano, Leandro Xingó, o Xingozinho, lembrou que a implantação da delegacia regional vai desafogar o trabalho de outras delegacias em toda região. “Viemos aqui pedir, entre outras coisas, que seja implantada a delegacia regional, pois é uma demanda antiga.

O secretário Rômulo nos garantiu que até o final deste primeiro semestre será implantado”, avalia. O vereador de Timóteo, Douglas Wilkis, também pontuou demandas da cidade e apontou a reativação do Olho Vivo como prioridade. “O contrato foi encerrado e as câmeras estão desligadas. Precisamos do investimento do Estado para implantar um novo sistema com câmeras modernas”, avalia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com