Cidades

Comerciários de Ipatinga vão parar durante os jogos

IPATINGA – Os trabalhadores do comércio, tanto do setor lojista quanto do supermercadista, além de lojas do shopping, materiais de construção, autopeças e similares, poderão interromper suas atividades para assistir aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O direito ficou garantido pelo Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Ipatinga (SECI), representante da categoria, em negociação coletiva.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada na tarde desta terça-feira (03), traz três grupos de horários para funcionamento do comércio: as lojas de materiais de construção, elétrico, autopeças, vidraçarias, borracharias, madeireiras e similares devem fechar as portas e liberar os funcionários no mínimo uma hora antes das partidas da seleção brasileira.

As lojas do shopping e do setor supermercadista, como mercearias, varejões, sacolões, hortifrutis, açougues, casas de carnes, peixarias e similares, devem fechar uma hora antes dos jogos do Brasil e disponibilizar TV ou telão para que seus funcionários possam assistir aos jogos. Nesse caso, o trabalhador deve estar totalmente liberado de suas atribuições durante a partida. O funcionamento retorna 30 minutos após o fim do jogo. As empresas que não quiserem disponibilizar TVs ou telões têm a opção de liberar os empregados uma hora antes da partida.

As lojas que fazem o horário especial de datas comemorativas (Dia das Mães e Dia dos Namorados) devem encerrar as atividades e liberar os empregados duas horas antes das partidas da seleção brasileira.
A empresa que descumprir essas normas pode ser multada no valor de um salário comercial a favor de cada empregado prejudicado.


PMI também tem expediente diferenciado
IPATINGA
– As repartições públicas municipais de Ipatinga irão funcionar em horário diferenciado nos dias de jogos da Seleção Brasileira, durante a Copa do Mundo 2014. O expediente na Prefeitura será de 8h às 14h, exclusivamente nas datas das partidas, atendendo às orientações da Lei Geral da Copa, retornando ao horário normal nos demais dias da competição internacional disputada no Brasil.

De acordo com o Decreto nº 7.761, publicado no Diário Oficial do Município – no Portal do Cidadão www.ipatinga.mg.gov.br, as escolas municipais terão seus horários de funcionamento ajustados conforme calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação, divulgado ainda no início do ano letivo.

As unidades de saúde e a Policlínica Municipal também irão funcionar de 8h às 14h em dias de jogos da Seleção. Excepcionalmente, as consultas médicas, os exames e demais procedimentos realizados nas UBS serão agendados para a parte da manhã nessas datas, para assegurar o atendimento ao usuário da rede municipal.

O horário diferenciado não contempla as atividades consideradas essenciais, como Defesa Civil, limpeza urbana e cemitérios, que funcionarão em regime de plantão. Além disso, o Hospital de Ipatinga, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também vão funcionar normalmente para atendimentos de urgência e emergência, durante toda a Copa do Mundo.

Dessa forma, conforme calendário oficial da Copa do Mundo, na primeira fase da competição, a Prefeitura terá expediente diferenciado nos dias 12 de junho (quinta-feira), na primeira rodada – Brasil x Croácia; 17 de junho (terça-feira), na segunda rodada – Brasil x México; e 23 de junho (segunda-feira), na terceira rodada – Brasil x Camarões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com