Cidades

Comerciantes confiantes para a Páscoa

A data deverá movimentar o comércio do Vale do Aço nas próximas semanas; foco principal é o público infantil e jovem (Crédito: Paulo Sérgio de Oliveira)


IPATINGA
– O Sindcomércio Vale do Aço foi às ruas e entrevistou 43 lojistas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, com o objetivo de conhecer as expectativas do empresariado para a Páscoa – que será celebrada no próximo dia 31. E o cenário está otimista para a data: 90% dos comerciantes que responderam os questionamentos acreditam que as vendas serão melhor do que no ano passado. Apenas 7,5% acreditam que serão iguais, enquanto 2,5% creem em um desempenho pior. 85,7% dos entrevistados disseram que a Páscoa afeta de forma positiva o ritmo de seu negócio.

“A Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do varejo em 2013, afetando principalmente o segmento alimentício e, especialmente, as linhas de chocolate, peixaria e guloseima. O foco principal é o público infantil e jovem”, lembra José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) Vale do Aço.

A pesquisa de opinião do comércio varejista realizada pelo Sindcomércio também é útil para “captar a percepção, as estratégias e as tendências a serem adotadas com vistas a aproveitar o ambiente de negócios gerado pela Páscoa”, conforme ressalta José Maria Facundes.

CRESCIMENTO
Perguntados sobre o quanto – em termos percentuais – a Páscoa deverá ser melhor em 2013, os lojistas acreditam que o crescimento será de 51,4%. Indagados se o fato de a data cair no início ou fim do mês influencia as vendas, 64,3% dos empresários disseram que sim.

VENDAS
36,4% dos comerciantes que responderam às perguntas revelaram que investiriam na diversificação no chamado “mix” de produtos como principal medida para incrementar as vendas. O mesmo percentual apostaria em investimentos na vitrine, favorecendo a visibilidade da loja para alavancar o consumo. As promoções serão adotadas por 12,7% dos empresários; 5,5% investiriam na contratação de funcionários temporários.

Sobre o principal fator que pode levar o consumidor às compras nesta Páscoa, 69,9% do empresariado acredita que será a comemoração da data em si, seguida pelo crédito facilitado e prazos dilatados (15,2%), dos novos produtos (6,5%) e da confiança do consumidor em alta (6,5%). 2,2% afirmaram que serão os produtos importados mais baratos.
Em contrapartida, 63,6% dos lojistas entrevistados acreditam que o endividamento do consumidor pode brecar as compras, assim como os preços altos (29,6%). 4,5% dos entrevistados avaliam que a data não tem forte apelo emocional, enquanto 2,3% vislumbram que os clientes vão optar por presentear apenas no Dia das Mães.

TICKET MÉDIO
Sobre o ticket médio esperado por consumidor na Páscoa, ou seja, quanto cada um deve gastar quando for às compras, 38,5% dos comerciantes acreditam que o valor vai variar de R$ 30 a R$ 50. 23,1% creem que o gasto vai ser de até R$ 30. Para 23,1% dos entrevistados o valor ficará entre R$ 50 e R$ 70.

PAGAMENTO
Assim como em todas as datas comemorativas de 2012, o pagamento com cartão de crédito parcelado deverá prevalecer na hora das compras, conforme prevê 49,1% dos lojistas. O pagamento à vista, em dinheiro, deverá ser realizado por 40% dos consumidores, enquanto apenas 5,5% optarão por crediário ou carnê. “A Páscoa é uma data pontual para comércio: não só empresários tiram proveito da oportunidade, mas também funcionários, uma vez que são criados centenas de empregos temporários. O comerciante deve estimular o consumo com ações estratégicas”, observa o presidente do Sindcomércio.


José Maria Facundes lembra que a Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do varejo em 2013
(Crédito: Emmanuel Franco)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com