Cultura

Comédia denuncia descaso com a saúde pública no País

IPATINGA – Com texto de Othon Valgas e direção do premiado ator e humorista Carlos Nunes (conhecido pelo espetáculo “Como Sobreviver em Festas e Recepções com Buffet Escasso”, do professor Ângelo Machado) a comédia “Rir-votril – Porque rir é melhor que remédio”, brinca com temas ligados à saúde pública como os descasos de pacientes na fila do SUS e as polêmicas no ano de Copa, realizada no Brasil, usando como mote vários tipos de doenças e seus estágios.

Os atores Othon Valgas e Marcelo Vieira, dão vida a uma gama de personagens, numa troca frenética de figurinos e tipos. A peça se passa na fila de um hospital onde pacientes dependentes do SUS aguardam o atendimento, enquanto dentro do hospital acontecem diversos contratempos. Sem desmerecer o profissional da saúde, mas ao mesmo tempo denunciando fatos, “Rir Votril” (um trocadilho com o nome do antiansiolítico Rivotril usado por milhões de brasileiros) faz uma crítica ao Sistema Único de Saúde e sua atual situação.

Passeiam pelo palco atendentes mal humoradas, psicólogas loucas, médicos estrangeiros recém-chegados ao Brasil, pacientes alterados e lesados pelo efeito do remédio Rivotril e enfermeiras à beira de um ataque de nervos. As polêmicas sobre a Copa, o superfaturamento nas construções de estádios e a inspiração em temas factuais fazem de Rir-Votril uma comédia atual, satírica e uma denúncia.

Apesar de tratar de temas sérios e urgentes nos dias de hoje, o espetáculo é carregado de ironias, improvisos e cenas de plateia, mostrando ao público que a gargalhada é que pode curar, e que rir… É o melhor remédio.


FICHA TÉCNICA

Texto: Othon Valgas
Direção: Carlos Nunes
Elenco: Othon Valgas e Marcelo Vieira
Participação especial: Beto Venceslau
Figurinos: Dílson Mayron
Cenário e adereços: Beto Valgas e Sula Valgas
Sonoplastia: Antonio Amaro e Kilder Andrade
Assistente: Fábio Araújo
Maquiagem e perucas: Marcos Pinto
Produção e Divulgação: Santinhas do Pau Oco Produções

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com