Começa segunda-feira campanha contra o Sarampo para crianças e jovens

IPATINGA – Começa na próxima segunda-feira (10) e vai até 13 de março em Ipatinga, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Deverão ser vacinadas crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, ou não tem comprovação do esquema vacinal completo. A imunização está disponível em todas as salas de vacinas do município.

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. Segundo a Secretaria de saúde cerca de 58 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha. “Essas pessoas, da faixa etária de 5 a 19 anos, devem estar procurando o serviço de saúde, caso não tenham a certeza de estarem imunizadas”, explica Mara Fernanda Andrade, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

DIA D

A campanha atual tem como foco a imunização de crianças a partir dos cinco anos e jovens até 19 anos. A ação é complementar as anteriores que contemplaram outras faixas etárias, com o objetivo de alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com o esquema de imunização incompleto.

Esta primeira fase da campanha prolonga até o dia 13 de março, mas no dia 15 de fevereiro (sábado), haverá o dia D. As unidades de saúde do município, com exceção do Vila Formosa e Planalto, funcionarão de 7h30 às 16h30. A segunda fase da campanha começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com