Esportes

Com segurança reforçada, franceses recebem seleção

A seleção da França desembarcou nesta segunda-feira em Paris, um dia depois da conquista da Copa do Mundo, e foi recebida por uma multidão que pintou a Champs-Élysées de azul, branco e vermelho, enquanto aguardava para ver os campeões e a taça mais desejada do futebol mundial.

O avião no qual a delegação havia embarcado na Rússia pousou no aeroporto Charles de Gaulle às 16h50 no horário local (11h50 em Brasília), após quatro horas de voo, e recebeu dois jatos de água, como uma espécie de batismo, comum na aviação.

A ministra de Esportes da França, Laura Flessel, foi a encarregada de receber a delegação na porta da aeronave. O goleiro Hugo Lloris, capiptão da equipe, foi o primeiro a descer, com o troféu na mão, ao acompanhado pelo técnico Didier Deschamps e pelo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët.

Em seguida, todosos  jogadores do elenco desceram pela escada da aeronave, até chegarem a um tapete vermelho. Em seguida, foram conduzidos a um pequeno pódio, onde tiraram a primeira foto em solo francês com o troféu conquistado.

CARREATA

A partir daí, o elenco foi levado em carreata até a Champs-Élysées, tendo como destino o palácio presidencial. Ao longo do caminho e principalmente na icônica avenida, centenas de milhares de pessoas de espremiam para tentar ver o ônibus com os jogadores.

Diante de tanta alegria, era visível também a tensão dos integrantes das forças de segurança. Mais de 150 mil agentes de diversas corporações foram escalados para trabalhar nas comemorações, que ontem tiveram atos de vandalismo e confrontos. Além disso, havia o temor de atentados terroristas.

Por causa disso, houve precauções como a montagem de um cordão de isolamento que não permitia a aproximação de torcedores ao ônibus que transportava a seleção francesa. A carreata, inclusive, acabou antes do previsto, mas não houve divulgação de justificativa oficial.

A delegação concluiu o trajeto no Palácio do Eliseu, onde foi recebida pelo presidente Emmanuel Macron e a primeira-dama Brigitte Trogneux.

O chefe de Estado abraçou cada um dos 23 jogadores e também os integrantes da comissão técnica, antes que todos possassem para uma foto comemorativa.

TALISMÃ

A primeira-dama, inclusive, brincou com o zagueiro Adil Rami, tocando em seu bigode, gesto que se tornou uma espécie de talismã para o elenco e era repetido antes de cada partida na Copa do Mundo

Nos jardins do Palácio do Eliseu, a seleção foi recepcionada por quase 3 mil convidados, um terço deles composto por jogadores de categorias de base.

A festa estava programada para continuar em um hotel, localizado nos arredores da praça da Concórdia, com ares de empolgação ainda maior que a celebração de ontem em Istra, onde os ‘Bleus’ se concentraram durante toda a competição.

CROATAS

A seleção croata de futebol, que foi derrotada por 4 a 2 pela França na final da Copa do Mundo no domingo, foi recebida com entusiasmo por milhares de pessoas ao chegar a Zagreb nesta segunda-feira.

O avião que trouxe os jogadores da Rússia foi acompanhado por aeronaves da Força Aérea croata ao chegar à capital do país. Logo após o pouso, os jogadores subiram em um ônibus aberto e decorado com as cores da bandeira nacional.

Durante horas, em baixa velocidade, o veículo percorreu os 20 quilômetros do aeroporto de Zagreb até a praça central de Ban Jelacic, onde dezenas de milhares de pessoas esperavam os jogadores para um grande festejo. Enrolados em bandeiras e com cachecóis das cores do país, os jogadores croatas acenaram para os torcedores ao longo do caminho.

A televisão pública “HRT” transmitiu durante horas a chegada dos vice-campeões mundiais, que fizeram na Rússia a melhor campanha da história da Croácia no torneio. Até então, o melhor desempenho da seleção croata havia sido o terceiro lugar na edição de 1998, na França.

A presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, que ficou famosa no mundo todo pela emoção ao torcer e cumprimentar os jogadores em Moscou, receberá a seleção nos próximos dias para condecorar os integrantes pelos méritos esportivos e pela divulgação do país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com