Cidades

Com participação de aluna da APAE, Câmara Mirim inicia novo mandato

Vice-presidente no terceiro mandato da 2ª Legislatura, o estudante Leonardo Patrick conversou com os vereadores

IPATINGA – Terá início na próxima segunda-feira (5), às 14h, com Sessão Solene de Posse no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, o terceiro mandato da 3ª Legislatura da Câmara Mirim. Os 13 novos parlamentares passaram por um treinamento nesta segunda-feira (29), quando tomaram conhecimento sobre o processo legislativo, seus deveres, eleição da mesa diretora e outros assuntos.
A grande novidade do mandato que se inicia é a presença de uma vereadora mirim aluna da APAE. Nislândia Samara Firmino participou do treinamento e demonstrou já estar compromissada em contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Ao receber instruções sobre a importância de dar o exemplo para seus colegas na escola, não jogando papel no chão e tendo um bom comportamento, ela declarou: “Eu sou muito feliz porque na minha escola eu procuro fazer as coisas e ajudar meus colegas”.
Vereadora mirim eleita com o maior número de votos (200), Amanda Guimarães Silva, 14 anos, tomou conhecimento durante o treinamento que irá presidir os trabalhos durante a primeira reunião do mandato, até que seja eleita a mesa diretora, conforme prevê o regimento interno. “Não sabia que seria a presidente na primeira reunião, não tinha ideia como funcionava”, afirmou, sobre a importância de participar do treinamento.
Aluna da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, no bairro Jardim Panorama, Amanda revelou que já tem algumas prioridades para o seu mandato. “Vou observar como está o meu bairro e a minha escola. Já posso adiantar que as lousas já estão bastante manchadas e precisam ser trocadas, algumas carteiras estão estragadas e outras coisas”.
Os novos parlamentares também foram instruídos sobre as proposições que podem utilizar no exercício do mandato: projetos de lei, projetos de resolução, indicações, moções (aplauso/pesar/repúdio) e requerimentos. O treinamento nesta segunda-feira foi ministrado pelo jornalista Jakson Goulart e pela pedagoga Helen Anício Feitosa, servidores do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC).

EXPERIÊNCIA
Vice-presidente da Câmara Mirim no terceiro mandato da 2ª Legislatura, o estudante Leonardo Patrick Souza Silva, de 15 anos, foi convidado para conversar com os novos vereadores e passar um pouco da sua experiência. “Nós somos a mudança. E como dizia Gandhi: As sementes da mudança deveriam ser plantadas por aqueles que realmente a desejam”, afirmou o estudante, citando o pensador e fundador do moderno Estado Indiano Mahatma Gandhi.
A partir da sua participação na Câmara Mirim, Leonardo Patrick passou a entender a importância da política. “Passei a gostar de política e vi que não é nenhum bicho de sete cabeças. Depois que terminou meu mandato, entrei para a militância. Passei a acompanhar os movimentos sindicais e sociais”, disse o ex vice-presidente.
Ao final do treinamento, os próximos vereadores da Câmara Mirim definiram as duas chapas que irão disputar a eleição para mesa diretora.

 

Relação dos vereadores que tomarão posse
Alesse Fillipe Adelino Souza
Amanda Guimarães Silva
Amanda Mickaele Moreira
Carlos André da Silva
Caroline Ketuly Rodrigues Silva
Deivila Cássia de Arruda
Farley Alves Valadares
Gabrielly Ferreira de Souza
Nislândia Samara Firmino
Pedro Henrique Araújo de Pádua
Samuel Feres Gomes Chamon Assú
Thallisson Luiz Marques Pereira
Vivian Teixeira de Siqueira

CHAPAS QUE DISPUTAM A PRESIDÊNCIA

Chapa Força da Juventude

Chapa Força da Juventude
Presidente – Amanda Guimarães Silva
Vice-presidente – Farley Alves Valadares
1º Secretário – Pedro Henrique Araújo de Pádua
2º Secretário – Deivila Cássia de Arruda

                                  X

Chapa Juventude Unida para Vencer
Presidente – Samuel Feres Gomes Chamon Assú
Vice-presidente – Gabrielly Ferreira de Souza
1º Secretário – Caroline Ketuly Rodrigues Silva
2º Secretário – Alesse Fillipe Adelino Souza

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com