Cidades

Coletivo desenvolve projeto para deficientes auditivos

IPATINGA – O Coletivo Emergente, através da Lei Municipal de incentivo a Cultura, desenvolve o projeto “Bonecando – Teatro de bonecos como linguagem de expressão para deficientes auditivos”. Trata-se de um trabalho direcionado aos alunos das Escolas Municipais Maria Rodrigues Barnabé e Altina Olívia Gonçalves, ambas no bairro Iguaçu, onde estão sendo ministradas oficinas de construção de bonecos.

A iniciativa tem o objetivo de abranger de forma cultural os cidadãos portadores da deficiência auditiva em Ipatinga, buscando integrá-los ativamente à comunidade de maneira sensível e tátil, proporcionando ao deficiente auditivo uma nova forma de expressão e comunicação, trabalhando o aspecto lúdico e criativo.

O teatro de bonecos é uma forma antiga de expressão artística originada por volta de 3 (três) mil anos atrás. Desde então, os bonecos foram usados para animar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades e foi a partir desse conceito que surgiu a proposta de levar o ensinamento dessa arte aos deficientes auditivos.

SENSIBILIDADE
“O projeto busca desenvolver a sensibilidade e o sensorial, tendo em vista que estas pessoas precisam lidar com essas habilidades diariamente, permitindo assim uma forma de enxergar novas possibilidades e campos de trabalho. Além de proporcionar a artistas da região que fazem parte do projeto a capacitação e o contato com essa técnica, tão pouco realizada em nossa cidade”, diz o coordenador artístico do projeto, Léo Coessens.

Além dele, o projeto conta com a coordenação de produção de Camile Gracian e assistência de produção de Gessé Rosa. As oficinas acontecem até 5 de dezembro, sempre às terças e quintas, na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, de 09h às 11h, e Escola Municipal Altina Olivia Gonçalves de 15h às 17h. São ministradas por Lorrayne Carvalho e Liliane Giffony, colaboradoras deste projeto.
Contatos: Camile Gracian Coordenação de produção (31) 8596 – 2903 Léo Coessens Coordenador artístico (31)8687- 4650.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com