Cultura

Coleção Trans-Bordando em Chica é lançada em Ipatinga

IPATINGAA escrava Chica da Silva é tema da coleção que a estilista Vanuza Bárbara lança hoje (19), às 13h30 no Centro Cultura Usiminas. A coleção, que já foi exibida nos centros culturais Aperam, em Timóteo, e Nelson Mandela, em Governador Valadares, foi ampliada. Agora, mais roupas contam mais histórias, as dos filhos de Chica.
Emblemática, Chica passou a dama após ser alforriada, ganhando destaque na sociedade colonial de Diamantina pelo luxo que ostentava e modos de vida incorporados dos nobres portugueses.
As criações de Vanuza Bárbara refletem essas características marcantes de Chica, destacando a liberdade e a estreita ligação que a lendária personagem mantinha com as artes e a cultura.

As peças da estilista trazem motivos que remetem à cidade de Diamantina, como os telhados, as treliças das janelas das casas, dentre outros elementos que marcam a arquitetura da cidade. Os diamantes também estão em evidência na nova coleção de Vanuza Bárbara, numa alusão ao explorador do valioso cristal, João Fernandes, que se apaixonou por Chica.
A coleção de Vanuza Bárbara propõe reflexões sobre a condição da escrava, que se liberta após se tornar mulher de João Fernandes. O conjunto da obra traça um paralelo entre as duas vidas, da escrava e seu amante, ao abordar a condição do contratador de diamantes, que por toda vida se manteve preso à fortuna, uma outra forma de escravidão.

SUSTENTABILIDADE
Em perfeita relação de harmonia, tons terrosos tingem as roupas e assessórios assinados por Vanuza Bárbara, que obteve as cores por meio de pigmentos naturais, como terra e café. Cortes amplos e estampas simulando texturas das rendas brincam com os pontos tecidos em parceria com o Grupo de Bordadeiras do Bom Jardim, fundamental na execução do Trans-Bordando em Chica.

Fiel à linha das coleções anteriores, a artista desenvolveu roupas que prezam a sustentabilidade e o caráter social, próprios de seu trabalho. Os tecidos usados na confecção das roupas vêm da Provest Uniformes. “São refugo da fábrica e que seriam descartados para o meio ambiente caso não fossem utilizados na coleção”, comenta Vanuza Bárbara.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com