Cidades

Codecon atendeu 30 mil em 2012

Em casos de dúvidas ou qualquer irregularidade, o consumidor pode se dirigir à Codecon, localizada à rua Ephrem Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena

FABRICIANO – A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) da Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou o balanço dos atendimentos prestados pelo órgão em 2012. O objetivo do balanço é oferecer à população acesso às informações sobre os principais atendimentos, a fim de orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços, além de cobrar melhorias por parte das empresas. Foram mais de 30 mil atendimentos no ano passado. Deste montante, 1.251 tornaram-se processos dos consumidores contra empresas.

Assuntos financeiros, item que engloba cobranças indevidas em geral, foram os líderes de reclamações. Em 2012, 664 tornaram-se processos, o que corresponde a 53,08% do total. “Trata-se de um número alto. Neste item estão as reclamações de aposentados que procuraram serviços de empréstimos em bancos públicos ou privados. Na tentativa de renegociar a dívida, muitos tiveram problemas”, esclarece o coordenador da Codecon de Fabriciano, Tiago Madureira.

Em segundo lugar estão os problemas referentes à aquisição de produtos, com 309 solicitações, equivalente a 24,70%. Os serviços essenciais (água, luz, telefone fixo ou móvel) aparecem em terceiro, com 244 reclamações ou 19,50% da demanda. Os principais problemas enfrentados pelos consumidores em 2012, assim como no ano anterior, estão relacionados a cobranças, questões contratuais e qualidade de produtos e serviços. Sobre cobranças, estão incluídas reclamações que vão desde a falta de informação adequada sobre valores, até inclusões indevidas e cobranças duplicadas.

PERFIL DAS COMPRAS
Conforme a Codecon de Fabriciano, a maioria das compras que geraram reclamações foi feita em estabelecimentos comerciais (879), seguida de compras por telefone (229) e de compras pela internet (85). “É perceptível que os consumidores têm mudado a postura na hora de comprar pela internet. Eles têm buscado sites confiáveis, conhecidos e com poucos registros de reclamações”, acrescenta Tiago Madureira.

DADOS ESTADUAIS
Em 2012, foram realizados 227.013 atendimentos pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), 22,4% a mais do que o registrado em 2011. Os números correspondem a uma média mensal de 18.917 consumidores atendidos.

Em 2012, telecomunicações, assuntos financeiros e produtos continuaram sendo os assuntos mais demandados nos Procons de Minas. Em primeiro lugar vêm os problemas relacionados aos bancos comerciais (10,86%) e, em segundo, dificuldades em resolver questões com cartão de crédito (10,39%).

Além disso, destaca-se o aumento da participação dos principais assuntos relacionados a telecomunicações (telefonia celular, telefonia fixa, TV por assinatura e internet), que representaram 29,19% dos atendimentos nos Procons em 2012. Em 2011, essas áreas representaram 13,21%.

SERVIÇO
Em casos de dúvida ou qualquer irregularidade o consumidor pode se dirigir à Codecon, localizada à rua Ephrem Macedo, nº 259, no bairro Santa Helena. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone é 3846-7707.

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