Internacionais

Clima é “desafio da civilização”, diz papa a conferência da ONU

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O papa Francisco disse a líderes mundiais reunidos na Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira que a mudança climática é um “desafio da civilização” que eles têm que enfrentar enquanto uma janela de oportunidade ainda está aberta.

Em um vídeo transmitido na Cúpula de Ação Climática da ONU, Francisco pediu honestidade, responsabilidade e coragem para enfrentar o que chamou de “um dos fenômenos mais sérios e preocupantes de nosso tempo”.

Os líderes têm que encontrar vontade política para confrontá-lo, acrescentou.

“Embora a situação não seja boa e o planeta esteja sofrendo, a janela de oportunidade ainda está aberta. Ainda temos tempo”, disse. “Não deixemos que ela se feche”.

“Vamos abri-la com nossa determinação de cultivar o desenvolvimento humano integral, de garantir uma vida melhor para as gerações futuras. É o futuro deles, não o nosso”.

Francisco, que pediu a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, disse que a crise da mudança climática deveria fazer as pessoas repensarem os modelos de consumo e produção.

“Estamos enfrentando um ‘desafio da civilização’ a favor do bem comum. E isso está claro, assim como está claro que temos uma multiplicidade de soluções que estão ao alcance de todos, se adotarmos em um nível pessoal e social um estilo de vida que encarne a honestidade, a coragem e a responsabilidade”.

Em 2015, o papa escreveu uma encíclica sobre a proteção ambiental, que foi um dos principais temas de sua viagem à África no início deste mês.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com