Cultura

Circuito Usiminas de Cultura encanta Ipatinga

(Fotos: Rodrigo Zeferino)

IPATINGA – A cidade recebeu, na última semana, o Circuito Usiminas de Cultura. Foram cinco dias de muita diversão, que contou com um público participativo e presente. Mais de 6.500 pessoas, dentre jovens, crianças e adultos prestigiaram a movimentada grade de atividades. Foram 15 apresentações de teatro e dança, três shows musicais, duas oficinas, duas exibições de filmes ao ar livre e uma exposição fotográfica, totalizando 23 atrações, todas oferecidas de forma gratuita.

As apresentações infantis contaram com a presença de alunos de 25 escolas das regiões de Cava Grande, Coronel Fabriciano, Dom Cavati, Engenheiro Caldas, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

Os grupos emocionaram, tiraram boas risadas do público e movimentaram a cidade. Passaram pelos palcos do Circuito Usiminas de Cultura os grupos Pigmalião Escultura que Mexe, Giramundo Teatro de Bonecos, Oriundo de Teatro, Sarandeiros, Cia Fiorini, além de atrações de Ipatinga como o Grupo Farroupilha, que apresentou o espetáculo “Borbulhinhas Barulhentas” e o Casa Laboratório com a montagem “O menino da cabeça de papelão”.

Os shows ficaram por conta de nomes como Chico Lobo, Gabriel Sater e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ). Já as oficinas, ministradas pela Cia Fiorini e JC Serroni, contaram com a participação de 71 pessoas ao todo. Além disso, diversas pessoas tiveram a oportunidade de visitar o Varal Fotográfico e apreciar fotos antigas de Ipatinga, resgatadas com moradores e instituições locais. Durante as sessões de cinema, realizadas na Praça das Mães e na Praça do Bom Jardim, foram exibidos os filmes de animação “Universidade Monstros” e “Rio”.

A cidade marcou o encerramento do projeto em 2014, que teve início em maio. As atividades do Circuito Usiminas de Cultura passaram também por Itatiaiuçu, Itaúna e Rio Manso, em Minas Gerais, além de Cubatão e Guarulhos, em São Paulo.

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela POP Produções Artísticas e Ministério da Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Cultural Usiminas.


Apresentação do Grupo Sandeiros – Dança Brasil, uma das atrações do projeto patrocinado pela Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com