Cultura

Cinemão na Praça já atingiu público de 24.828

IPATINGA – Até o momento, 24.828 pessoas já foram à praça de suas cidades para participar de um cinema ao ar livre. É o projeto Cinemão na Praça, da Casa Cult Darci Di Mônaco, entidade cultural situada no bairro Cariru, em Ipatinga, que tem como objetivo promover a ressignificação do ambiente público através da cultura. Esse número ultrapassa, em mais de 1.000 pessoas, a capacidade do Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Independência. Um grande telão inflável com 40m2 é instalado em plena praça e o público aos poucos vai se aproximando e tomando conta do espaço. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Programa Exibe Minas, da Secretaria de Estado da Cultura.

O projeto é um sucesso de público e já percorreu 42 cidades de três grandes regiões de Minas Gerais: 13 municípios do Vale do Aço, 11 da Zona da Mata e 18 da Região do Rio Doce.

Em uma única sessão, o projeto arrebanhou 2.400 pessoas na praça, na cidade de Manhumirim, na Zona da Mata mineira. Outros números impressionantes são: 1.500 pessoas em uma sessão em Piedade de Caratinga e 1.200 em Capitão Andrade. A média de telespectadores é de 567 por sessão.

Tudo isso atesta o sucesso de um projeto que, segundo a diretora da Casa Cult, Isabella Ribeiro, visa, entre outras coisas, “resgatar a magia do cinema, que sempre foi um evento especial, sobretudo nas pequenas cidades, uma oportunidade de encontros, de pais e filhos, de casais e de pessoas de todas as idades”.

Os filmes escolhidos para as sessões também ajudam nessa polivalência de público. São filmes mais ecléticos capazes de agradar a crianças e adultos. O projeto é totalmente gratuito para a população, conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

A CASA CULT

Criada como espaço para abrigar as artes, em especial o trabalho do Grupo Cleyde Yáconis, a Casa Cult Darci Di Mônaco iniciou suas atividades em 2013 no bairro Canãazinho, em Ipatinga/MG e desde fevereiro de 2014 mudou-se para o bairro Cariru. A Casa se firma cada dia mais como um ponto não somente cultural, mas atrai também o turismo com diversos eventos em praça pública.

A Casa Cult leva o nome do percussor do Grupo Cleyde Yáconis – Darci Di Mônaco, falecido em Maio de 2012. O projeto “Cinemão na Estrada” é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com