Nacionais

Cinco unidades de saúde abrem para vacinação neste sábado

IPATINGA – Dando continuidade ao mutirão de vacinação contra a febre amarela na cidade, a Secretaria de Saúde de Ipatinga informa que estarão abertas, neste sábado (28), a partir das 8h, as cinco maiores Unidades Básicas de Saúde do município, que ficam nos bairros Bethânia, Bom Retiro, Veneza II, Iguaçu e Limoeiro. No horário de 14h às 21h, também se soma à campanha de imunização contra a doença o Shopping do Vale, que disponibilizará as vacinas em seu Ambulatório. No centro de compras, funcionários estão orientados a encaminhar o público. Como no último final de semana, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) também realiza o bloqueio vacinal em sua unidade no bairro Canaã, a partir das 8h.
Até esta sexta-feira (27), Ipatinga já havia recebido um total de 116.800 doses de vacina. O número de pessoas vacinadas chegava a 92.560 ou 35,60% da população. A imunização acontece dez dias após a aplicação.
A Secretaria de Saúde orienta que, para agilizar o trabalho, é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e Cartão de Vacinação. Confira as novas orientações sobre os procedimentos de vacinação contra a febre amarela, transmitidas pela Secretaria de Estado da Saúde na Nota Técnica 04/2017:

• Em crianças: 1 dose deve ser administrada aos 6 meses até 8 meses de idade, não sendo considerada válida para rotina, devendo ser mantido o esquema vacinal aos 9 meses e aos 4 anos de idade. Observar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

• Pessoas a partir de 5 anos até 59 anos de idade nas seguintes situações:

– Que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade: será administrado um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
– Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: será administrada a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos.
– Que possuem uma dose após 5 anos de idade: será feito o reforço imediato, considerando dose válida (não é necessário aguardar o prazo de 10 anos da última dose). Respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses.
– Que receberam duas doses da vacina: considerar vacinado.

• Pessoas com 60 anos e mais:

– Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: DEVEM receber uma dose como precaução e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos pós-vacinação. Obs: esta regra é válida somente para primovacinados.
– Pessoas acima de 60 anos que já receberam uma dose da vacina anteriormente (em qualquer fase da vida) NÃO precisam de avaliação criteriosa para receberem a segunda dose.
– Que já possuem uma dose da vacina: aplicar mais uma dose de imediato (não é necessário aguardar o prazo de 10 anos da última dose). Respeitar o intervalo de 30 dias entre as doses.
– Que receberam duas doses da vacina: considerar vacinado.

• Gestantes:

– A vacinação deverá ser analisada caso a caso, através de avaliação médica e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos durante todo o pré-natal e nascimento do bebê.

• Viajantes em deslocamento para as áreas com recomendação de vacinação (ACRV) deverão se vacinar de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações, pelo menos dez dias antes da viagem, no caso de primovacinação (primeira vez que a pessoa recebe a vacina). O prazo de dez dias não se aplica no caso de revacinação.

CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO

Unidade de Saúde do Bethânia I e II
Av. Alberto Giovannini, s/n

Unidade de Saúde do Veneza
Rua Mangaratiba, nº 160

Unidade de Saúde do Iguaçu
Avenida José Rosa da Silva, nº 286

Unidade de Saúde do Bom Retiro
Rua Gaspar Lemos, s/n

Unidade de Saúde do Limoeiro
Av. Olívia Luzia da Silva, nº 300

Unidade Avançada da Fundação São Francisco Xavier
Avenida Minas Gerais, nº 337, Canaã

Shopping do Vale do Aço
Avenida Pedro Linhares Gomes, 3.900

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com