Cidades

Cidades do Vale do Aço celebram 7 de Setembro focadas na realidade

Nardyello destaca espírito de pertencimento e pacote de obras, Fabriciano lembra 70 anos de história e Timóteo tem escolhe o tema esporte e saúde

(DA REDAÇÃO) – Embora o tom verde e amarelo tenha prevalecido nas comemorações do dia 7 de Setembro, as cidades do Vale do Aço preferiram focar em suas próprias histórias, ações e realidades, do que apenas no nacionalismo e no patriotismo que o governo federal quis imprimir às solenidades.

Em Ipatinga, pelo segundo ano consecutivo, o Desfile de 7 de Setembro mostrou um contagiante espetáculo de organização, estética e animação, embalado pelos ritmos marcantes de corporações musicais, batucadas, bandas e fanfarras. A Prefeitura avalia que um público de cerca de 30 mil pessoas, de todas as idades, ajudou a colorir de verde e amarelo o Parque Ipanema, muitas delas acenando bandeirinhas do Brasil e de Ipatinga a cada delegação que se exibia na pista da avenida Burle Marx. Os garis, pela primeira vez, participaram do desfile cívico. Ao todo, 77 entidades participaram da parada reunindo cerca 4.000 pessoas distribuídas entre pelotões das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, escolas, servidores públicos e instituições da sociedade civil. Bebês, crianças, adolescentes, jovens e idosos, famílias unidas, deram um tom afetivo à programação festiva.

Durante o evento, o prefeito Nardyello Rocha, ao lado de autoridades civis e militares, representantes do legislativo e do judiciário, chamou atenção para o grande pacote de obras que será executado pelo governo municipal a partir do próximo mês, com recursos da ordem de R$ 73 milhões. Conforme enfatizou, “o programa Nova Ipatinga, que tem como slogan ‘Investir para Crescer’, está exatamente sintonizado com a mensagem de retomada da ordem e progresso na cidade e no país. Ver as pessoas segurando com orgulho a bandeira do município e sentirem-se honradas em segurar a bandeira do Brasil significa que a população está entendendo perfeitamente o que é o espírito de pertencimento, tomando posse de fato e de direito da Nação e da cidade”, observou.

FABRICIANO

A história de Coronel Fabriciano – desde os tempos do Calado passando pelos pioneiros que ajudaram na construção das primeiras escolas, hospital, igrejas e bairros até as recentes conquistas – foi levada à Av. Magalhães Pinto, no Desfile Cívico de 7 de Setembro. Cerca de três mil pessoas assistiram a solenidade que teve como o tema “Coronel Fabriciano: 70 anos – A história em Novos Tempos”.

“O Sete de Setembro não é apenas comemorar uma data cívica, cumprir o calendário escolar. É um momento de fortalecer o nosso nacionalismo e, em Fabriciano, resgatar e valorizar a história da nossa cidade, reconhecer e comemorar as conquistas e avanços recentes. Nossa gente tem presenciado uma cidade em movimento com investimentos em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, limpeza pública, mobilidade urbana. São novos tempos que resgatam a dignidade de um povo e o orgulho”, sintetizou o prefeito Marcos Vinicius, que acompanhou o desfile ao lado da esposa, Stella Bizarro e autoridades da cidade e região.

O desfile também foi destaque em número de instituições participantes. Cerca de 3 mil pessoas de 59 instituições prestaram homenagem ou contaram algum capítulo importante dos 70 anos da cidade. “É tradicional a presença das escolas municipais e estaduais, clubes de serviços, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. Mas foi uma grata surpresa a grande procura de empresas e grupos interessados em desfilar no 7 de Setembro”, revela o secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra.

Além do resgate da história da cidade, as instituições lembram as riquezas naturais,  patrimônios e manifestações culturais da cidade. Destaque para as belezas da Serra dos Cocais; o grupo de Marujos dos Cocais, que fez várias apresentações durante o trajeto; fotos históricas e réplicas de patrimônios tombados como a igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Angélica, Casa Paroquial e até o legado de Dom Lelis Lara, percursor da educação na cidade.

TIMÓTEO

Com o tema “Esporte: Saúde e Qualidade de Vida”, as comemorações cívicas do 7 de Setembro levaramo para a Praça 1º de Maio 15 escolas das redes pública e privada. As instituições apresentaram uma diversidade de subtemas ligando o esporte aos direitos de cidadania, além de enaltecerem o sentimento cívico de amor à pátria. O evento contou com o desfile de cerca de 600 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Escola Municipal Infantil Cecília Meireles trouxe para o desfile um pouco da história da Copa do Mundo e as Paraolimpíadas, com o foco em que o envolvimento com a prática esportiva favorece o aprendizado, a saúde, a cidadania e melhora a qualidade de vida. Por sua vez, a Escola Municipal Infantil Monteiro Lobato abordará a Copa de Futebol Feminino da Olimpíada 2016, homenageando a maior jogadora de todos os tempos, Marta, e reafirmando as olimpíadas como espaço do respeito, coletividade e harmonia entre os povos.

A Escola Municipal João Bolinha apresentou os princípios da modalidade do Judô: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade. As Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) Angélica Araújo Costa, Cantinho da Descoberta e Professor RuimarBertelli Machado e representantes das creches conveniadas destacaram o benefício do esporte no desenvolvimento integral da criança, abordando danças, jogos e brincadeiras.

Criada em 1925, a primeira escola do município, Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho ressaltou a beleza e relevância do esporte na nossa cultura, educação e no desenvolvimento das potencialidade dos alunos para se tornarem cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O esporte de lutas foi o tema da Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, lembrando que há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, cabendo aos gregos a grande responsabilidade em sua introdução como modalidade esportiva. (Com assessorias de comunicação)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com