Cidades

Cidades da região fazem hoje “Dia D contra Gripe”

IPATINGA – Diversas cidades da região realizam neste sábado (20) o Dia D contra Gripe. Em Ipatinga, todas as unidades básicas de saúde de Ipatinga estarão abertas para vacinação contra a gripe. Pessoas com mais de 60 anos, gestantes e crianças com idade entre seis meses a dois anos, que ainda não vacinaram durante a semana, devem ir até a unidade de saúde mais próxima para serem imunizadas. Em Ipatinga, mais de 200 profissionais estarão envolvidos no Dia D.

Em Coronel Fabriciano neste sábado (20), as Unidades de Saúde de Fabriciano estarão abertas das 8h às 17h. De segunda a sexta-feira, a orientação é que a população procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, das 8h às 12h. A expectativa do município é imunizar cerca de 20 mil pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A(H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. No caso dos pacientes acamados, é necessário que parentes ou familiares informem os profissionais das Unidades de Saúde para que seja agendada a vacinação em casa.

Em Belo Oriente, a campanha teve início na última segunda-feira (15) e vai até a próxima sexta-feira (26). As doses gratuitas da vacina estão disponíveis nos oito postos instalados na sede e nos distritos de Cachoeira Escura, Bom Jesus do Bagre e São Sebastião de Braúnas. Além disso, outras cinco equipes, compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde estão percorrendo toda a zona rural, vacinando os moradores dessa região.

IMUNIZAÇÃO
De acordo com Micheli Moreira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, o objetivo da ação no sábado é assegurar que todas as pessoas que têm direito à vacina sejam imunizadas. “É uma oportunidade para quem trabalha e não tem tempo de buscar a unidade de saúde mais próxima durante a semana”, ressalta. A enfermeira chama atenção para a importância de se levar um documento de identificação e o cartão de vacinação.

GRUPOS
Portadores de doenças crônicas com indicação de fator de risco para complicações, independente da idade, e as mulheres no período pós-parto (até 45 dias) são dois novos grupos incluídos na campanha. No primeiro caso, as pessoas também devem apresentar receituário médico que comprova a doença pré-existente e, para as mães puérperas, é preciso a comprovação de maternidade ou parto para ter direito de receber a vacina.
No Dia D contra a Gripe as unidades funcionarão de 8h às 17h, inclusive as do Bom Retiro 2 e Vila Formosa, que receberão um posto móvel. A vacina também estará disponível no ambulatório do Shopping do Vale do Aço.

A VACINA
A vacina contra gripe 2013 é a trivalente e imuniza contra os dois tipos de gripe comum e também contra o tipo H1N1 (Influenza). A vacina é produzida com vírus inativo, ou seja, vírus morto. O início da proteção se dá 15 dias após a aplicação e dura por um ano.

A vacina tem eficácia para reduzir em 40% o risco de internação hospitalar e em até 75% o risco de morte por complicações da gripe, sobretudo entre as pessoas com mais de 60 anos, que é o grupo mais numeroso a ser imunizado durante a campanha.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com