Cultura

Cia. de Dança Palácio das Artes se apresenta no Centro Cultural

Os 22 bailarinos da Cia. de Dança sobem ao palco para desvelar o tempo e seus principais ritos de passagem: luto, transição, memória e celebração      (Crédito: Paulo Lacerda)

IPATINGA
– Depois de um intervalo de quatro anos sem visitar o Vale do Aço, a Cia. de Dança Palácio das Artes volta a Ipatinga para realizar o espetáculo Tudo Que se Torna Um. Inédita na cidade, a montagem será apresentada gratuitamente no dia 14 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Usiminas. A retirada dos ingressos será feita a partir do dia 7 de agosto, na bilheteria do teatro, de terça-feira a sábado, das 12h às 16h e das 17h às 20h30.

Os 22 bailarinos da Cia. de Dança sobem ao palco para desvelar o tempo e seus principais ritos de passagem: luto, transição, memória e celebração. As criações cênico-coreográficas do espetáculo são assinadas pelos membros do grupo, que revelam reflexos de suas experiências pessoais, afetivas e físicas, vividas dentro e fora do espaço de trabalho.

HISTÓRIA

Dirigida por Sônia Mota, diretora artística da Cia., e realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a montagem traduz as quatro décadas do grupo em música, dança e poesia. Na trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, Daniel Maia desafia o conforto com o tempo cronológico, ora tratando-o como quântico e fazendo-se perceber os infinitos dentro de infinitos que cabem em uma fatia; ora expandindo os compassos para formas menos conhecidas. O desenho de luz, assinado por Pedro Pederneiras, foi inspirado na idéia do tempo disposto em camadas, layers que se dividem ou se sobrepõem, mudando, intercalando-se.

Fábio Namatame, prestigiado figurinista paulista, destaca o preto e a pele, associando-o a outras cores, ressaltando o detalhe de cada bailarino individualmente. O figurino é inicialmente composto por vestes requintadas que, aos poucos, vão se desmembrando, tornando-se cada vez mais minimalistas.

PASSAGEM OBRIGATÓRIA
Em cena, os bailarinos dançam a história da Cia. de Dança Palácio das Artes, numa atmosfera fantasiosa e ao mesmo tempo realista, em que cenário, figurinos, música, luz e público comunicam-se entre si para, juntos, se tornarem um.
“Ipatinga é passagem obrigatória da Cia de Dança Palácio das Artes, no interior. Todas as nossas produções são apresentadas à cidade e, finalmente, chegou a hora de Tudo que se Torna um. Sempre nos alegramos com a receptividade do público, dos artistas de Ipatinga e de toda equipe do Centro Cultural Usiminas”, exalta Sônia Mota.

“Neste ano, a Cia de Dança percorre o interior de Minas Gerais, reforçando a política da Fundação Clóvis Salgado de democratização do acesso a linguagens artísticas, como a dança”, afirma Edilane Carneiro, Diretora Artística da Fundação Clóvis Salgado. No primeiro semestre, o grupo se apresentou no Festival de Inverno de Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana, no JulhoFest, em Poços de Caldas e no Inhotim, em Brumadinho.

 

SERVIÇO
Evento: Tudo que se Torna Um, da Cia. de Dança Palácio das Artes
Local: Centro Cultural Usiminas
End.: Av. Pedro Linhares Gomes, 3.900 – Shopping do Vale do Aço – Ipatinga/MG
Data: 14 de agosto de 20136
Preço: Acesso gratuito
Retirada de ingressos: A partir do dia 7 de agosto.
Informações para o público: (31) 3822-2215

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com