Cidades

Chuvas fortes deixam parte da cidade de Bom Jesus do Galho embaixo d´água

A chuva que cai sobre o município desde a última quarta-feira e que ganhou mais força e deixou muitas regiões da cidade embaixo d´água

BOM JESUS DO GALHO – Várias ruas estão alagadas, dentre as quais  as situadas às margens do rio Sacramento que corta a cidade. Nessas vias, as casas foram inundadas deixando moradores desabrigados.

A prefeitura mantem uma equipe trabalhando para solucionar os problemas ocasionados pela tempestade. “À meia-noite da sexta-feira, já estávamos em alerta, monitorando o volume das águas do rio e comunicando à população sobre os riscos eminentes de uma inundação, pedindo às pessoas que se deslocassem das áreas de risco para locais seguros. Pela manhã, a chuva inundou a cidade. Então, intensificamos o monitoramento e passamos a ajudar na retirada das vítimas das enchentes de suas casas”, relata o prefeito municipal, Willian Batista de Calais, que mobilizou todos os seus departamentos para colaborar com as ações de solidariedade aos atingidos pelos alagamentos.

Operada há dez dias de uma fratura de fêmur ocorrida no Natal de 2019, Honória Braz, de 81 anos, moradora da rua Kyle Batista conta que perdeu setenta por cento de tudo que tinha. “Graças a Deus, não perdi minha vida. Com fé, vou recuperar as perdas materiais”, comentou a idosa, que foi resgatada por uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para o Centro Municipal de Saúde.

Além do apoio da Prefeitura, as vítimas das chuvas estão contando com a solidariedade de igrejas locais que se dispuseram a abrigar essas pessoas até que possam voltar para casa ou se acomodar na residência de familiares e amigos.

CAMPANHA

Na tarde de ontem (25), a Prefeitura deu início a uma campanha para arrecadar doações para os desabrigados. “Muitas pessoas perderam tudo, e toda ajuda será muito bem-vinda. Vamos nos unir em uma corrente do bem e ajudar as vítimas das chuvas, seja com alimentos, roupas, agasalhos, utensílios domésticos, materiais de limpeza, de higiene pessoal, com o que for possível”, frisa Willian.

Os pontos de coleta dos donativos funcionam nas igrejas Católica e Batista Missionária.

COMPDEC

Willian nomeou no último dia 23, por meio de portaria, os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil — Compdec.  A coordenação executiva da organização ficou a cargo do assessor de gabinete, Jadir Macedo; de Anselmo Luiz Vaz do Valle, do Departamento de Administração e Planejamento,  que assumiu o secretariado; do diretor de Assistência Social, Jéfferson Vasconcelos de Melo, que fica por conta da seção de planejamento e redução de desastres, e do diretor de Obras, Geraldo Marcos Dornelas dos Santos, responsável pela seção de operações.

Essa ação, segundo destaca o chefe do Executivo foi muito importante para o enfrentamento das situações de emergências provocadas pelas chuvas, como  alagamentos e transbordamentos de córregos, rios e outras fontes, deslizamentos de encostas em áreas de risco.

Na tarde da sexta-feira, a equipe se reuniu com a Polícia Militar para traçar um planejamento de ações para esses casos. 

“Agradeço aos nossos servidores que aceitaram o convite para integrar a Comompdec. Formamos uma equipe comprometida com as ações da gestão do município focadas no atendimento das necessidades da população bonjesuense”, enfatizou o prefeito, acrescentando que a prefeitura conta com um quadro muito bom de colaboradores, “o que proporciona boas condições de administrarmos bem o município”.

Willian também frisou que a parceria com a Polícia Militar é muito importante para o fortalecimento das ações. “A participação dos policiais nas iniciativas em favor da preservação da vida é fundamental em todas as situações adversas.  Eles estão sempre prontos para zelar pela segurança das pessoas, organizar e mobilizar a comunidade pelo bem comum”. 

Jadir Macedo reafirma a importância da união entre a Polícia e a Defesa Civil. “Os policiais são capacitados para atuar frente às emergências, coordenar atividades preventivas quando há risco de desastres. Então, só temos que agradecer ao destacamento por abraçar essa causa em favor da segurança comunitária”.

SERVIÇO

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para estes dias um volume de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em várias regiões. Por isso, a Defesa Civil recomenda à comunidade que, em caso de tempestades, desligue aparelhos elétricos quadro geral de energia, observe alteração nas encostas, permaneça em local abrigado, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos, em caso de situação de inundação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com