Cidades

Chuva causa destruição em bairros de Timóteo

Avenida dos Pinheiros, no Distrito Industrial de Timóteo; barro tomou conta da via e asfalto sumiu 
(Fotos: André Almeida)

TIMÓTEO –
A chuva da madrugada desta sexta-feira (27) invadiu casas, provocou deslizamentos e destruiu ruas na cidade de Timóteo, além de desalojar três famílias do bairro Alegre. Ao todo, na cidade, 279 pessoas tiveram que deixar seus lares nos últimos 10 dias.

Além do Alegre, os bairros Limoeiro, Alphaville e distrito de Cachoeira do Vale foram fortemente afetados pela intensa precipitação e, assim como em Coronel Fabriciano, pela cheia do rio Piracicaba.

O coordenador da Defesa Civil timotense, Delmando Luiz Amorim, classificou o temporal da madrugada como “um evento de grande proporção”. Segundo ele, durante parte da noite e na madrugada desta sexta-feira, o órgão municipal atendeu a 38 ocorrências e trabalhou nas primeiras horas de ontem para fazer o rescaldo das ruas, desocupar moradias e desobstruir vias atingidas. Contudo, Delmando ressaltou que até o momento não há registros de vítimas fatais na cidade.

ABRIGOS
Atualmente, a Prefeitura de Timóteo mantém três abrigos para famílias desalojadas: um no bairro Ana Moura, outro no Alegre e um terceiro no Cachoeira do Vale. De acordo com Delmando Amorim, os locais contam com toda uma infraestrutura de logística e também de alimentação, grande parte fruto de doações da comunidade.

Na cidade, uma campanha de arrecadação de itens para famílias que tiveram perdas nas chuvas vem sendo realizada desde o início da semana. Ontem, a Defesa Civil informou que as maiores necessidades no momento são os alimentos e aparelhos eletrônicos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é de mais chuva para grande parte do Estado, incluindo todo o Leste mineiro. Há previsão de chuva acumulada acima de 100 milímetros nos próximos sete dias para Timóteo, Governador Valadares e Teófilo Otoni.


Acesso ao centro e Distrito Industrial ficam comprometidos

A chuva da madrugada provocou estragos também na principal via de acesso aos bairros Santa Terezinha, Limoeiro e Alphaville. Com o grande volume de água, barrancos ameaçam ceder e invadir a pista da avenida do Rodoviários e destruir o asfalto da avenida Pinheiros, que já começou a ceder.

As duas vias, que se ligam, são a forma mais utilizada pelos moradores da regional leste para saírem em direção ao Centro de Timóteo e também para as cidades de Coronel Fabriciano e Ipatinga.
A avenida dos Rodoviários, na altura do Limoeiro, ficou interditada na parte da manhã e foi liberada por volta do meio-dia, após uma grande quantidade de pedra e lama descer para a pista, impedindo o tráfego de ônibus, caminhões e veículos pequenos.

A situação ameaça também algumas dezenas de companhias que funcionam no distrito industrial da cidade, situado no Limoeiro. Nesta sexta-feira, um caminhão que levaria bobinas para uma indústria de estamparia de aço não conseguiu chegar ao local devido às condições da avenida Pinheiros: completamente tomada pela lama.
A via, que é asfaltada, ontem se assemelhava à uma estrada vicinal. Uma indústria da localidade dispôs de um trator próprio para tentar retirar o barro da pista, trabalho que perdurou até a noite.

Kazuya Nakaba, gerente administrativo da Tessin Minas, contou que a empresa teve um grande prejuízo em decorrência das chuvas há oito anos e por isso fez investimentos estruturais ao longo da avenida. No entanto, a falta de manutenção da obra por parte do poder público fez com a situação chegasse a um estado crítico.
Hoje, o gerente diz que, além de transtornos, as chuvas trazem muitos atrasos. “Os caminhões não conseguem chegar aqui e os nossos clientes ficam aguardando as peças serem enviadas, e não podemos enviar”, relatou.

CARTÃO

Ontem, a Prefeitura de Timóteo informou que pediu, junto ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, a liberação do “Cartão de Defesa Civil”, anunciado nesta sexta-feira (27) pela presidenta Dilma Roussef (PT) em Governador Valadares.

Conforme o prefeito da cidade, Keisson Drumond (PT), o cartão será utilizado para despesas com ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Ele explicou que a disponibilização do cartão, precedida de uma solicitação encaminhada ao Governo, vai ajudar e agilizar o atendimento às famílias que foram desalojadas ou desabrigadas pelas chuvas.


Kazuya Nakaba, gerente de uma companhia no Limoeiro: “atrasos”

Dilma Rousseff garante recursos para Timóteo
VALADARES –
O Governo Federal vai ajudar Timóteo e outros municípios do Leste mineiro a recuperarem os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. A garantia foi dada ao prefeito Keisson Drumond pela própria presidenta Dilma Rousseff e pelos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Comércio Exterior) e Alexandre Padilha (Saúde) em encontro nesta sexta-feira (27), em Governador Valadares.

Keisson Drumond, ao lado do seu vice-prefeito, Renato Araújo, e das prefeitas Rosângela Mendes (Coronel Fabriciano), Cecília Ferramenta (Ipatinga) e Elisa Costa (Governador Valadares), acompanhou a visita de Dilma Roussef, que desembarcou no aeroporto de GV pouco antes das 10h. Acompanhada também do governador Antonio Anastasia, a presidenta fez um sobrevoo sobre alguns municípios atingidos pelas chuvas e depois reuniu-se com vários prefeitos e vereadores da região, quando anunciou medidas de emergência e de reconstrução.

“A presidenta assumiu o compromisso de ajudar os municípios atingidos pelas chuvas, entre os quais Timóteo. São ações de resposta imediata, para atender às famílias desalojadas e desabrigadas, e de reconstrução da cidade”, resumiu Keisson Drumond. “Nossa prioridade neste momento é salvar vidas e assegurar abrigo. Não temos como impedir desastres naturais como as chuvas, mas estamos trabalhando firmemente para impedir que uma vida sequer seja perdida. Temos sempre de fazer mais”, afirmou Dilma Roussef.

ESTADO
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), também prometeu ajudar a Prefeitura de Timóteo a recuperar os estragos causados pelas chuvas na cidade, que deixaram mais de 200 famílias desalojadas. A promessa foi feita também nesta sexta-feira, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Governador Valadares.

Anastasia disse a Keisson e a outros prefeitos da região que o governo de Minas “dará total apoio ao governo federal no cadastro de municípios mineiros que necessitarão de recursos emergenciais”. Esses recursos serão investidos no primeiro esforço de limpeza, recuperação, compra de mantimentos, compra de água potável e contratação de caminhões. “No segundo momento, passada essa emergência, vamos identificar, junto às prefeituras, quais são as necessidades em termos de reconstrução e levar os projetos ao governo federal, como pontes, asfaltamento, ruas, habitação”, completou Anastasia.

Na reunião com os prefeitos do Leste mineiro, o governador apresentou um relatório elaborado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), que aponta as regiões mais castigadas. Até esta sexta (27), a Defesa Civil de Minas já havia contabilizado 81 municípios afetados, sendo a maioria dos Vales do Rio Doce e do Aço e Zona da Mata.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com