Nacionais

Chapa 2 propõe mais “diálogo por melhores resultados” no Sindipa

IPATINGA – Propondo “mais diálogos por melhores resultados”, candidatos da Chapa 2 “Oposição de verdade” receberam manifestações de apoio e confiança durante a plenária de lançamento para a disputa das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), realizada na quarta-feira, no salão da sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro, e que reuniu representantes políticos, empresários, aposentados e membros da comunidade. Nos dias 30 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, os metalúrgicos irão às urnas para escolher quem dirigirá o Sindipa pelos próximos quatro anos.
“Muitos têm questionado nosso Sindicato sobre a posição truculenta e radical que a atual diretoria tomou nos últimos anos. Um erro que custou milhares de emprego e a saúde de muitos colegas. Para que o nosso Sindicato seja realmente forte e independente, não podemos nos omitir e temos que ser atuantes. A Chapa 2 é a volta do movimento do trabalhador do chão de fábrica e estamos preparados para este desafio. Quem não quer a retomada do crescimento da Usiminas e empresas coligadas? A manutenção dos nossos empregos e da renda, aumento Real e a conquista dos nossos direitos perdidos, como a cota do trabalhador na Participação dos Lucros das Empresas (PLR), são nossas bandeiras de luta para avançar na defesa da dignidade do trabalhador”, afirmou o operador de produção da Usiminas, Marco Antônio da Silva, o Marcão, candidato a presidente pela Chapa 2, que, segundo ele, representa uma renovação de energias e de ideais, com a participação importante das mulheres e dos aposentados.

MULHERES

Para Dinusa Ferreira Pinto, operadora de Produção da Unigal e candidata da Chapa 2 como secretária de Saúde Assistencial, o Sindipa é um instrumento dos trabalhadores. “Nossa proposta é implementar políticas específicas de valorização da mulher no movimento sindical, na sociedade e no mercado de trabalho, e na saúde do trabalhador. Nossa luta é árdua. Temos que trabalhar e ainda cuidar da nossa família. Na época do meu pai, que se aposentou na Usiminas, lembro que o Sindipa nos oferecia os melhores convênios médicos e boas opções de lazer. Perdemos tudo e não avançamos nos últimos quatro anos”, disse.

APOIO

O aposentado José Clementino Carvalho, ex-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), afirmou que o Sindipa merece o respeito de todos e desejou boa sorte aos integrantes da Chapa 2. “O Sindipa sempre priorizou o respeito, o diálogo e a democracia. Hoje nosso movimento sindical está distante do protagonismo exercido em outros tempos. Acredito que a Chapa 2 avançará na defesa do emprego e na dignidade financeira para que o trabalhador volte a sonhar com dias melhores”, reconhece.
O metalúrgico Pedro Celso Rosa, secretário Geral da Confederação Nacional do Trabalhador Metalúrgico (CNTM), criticou a tentativa dos setores conservadores de promover um desmanche dos direitos trabalhistas e destacou a força da Chapa 2 no processo eleitoral no Sindipa. “Temos que ficar atentos e defender os nossos direitos, como propõe a Chapa 2. Chega de prejuízos ao trabalhadores. Tenham certeza de que vocês não elegerão simples operários, mas trabalhadores destemidos, dedicados e comprometidos com a causa da classe trabalhadora, como determina a história de luta e conquistas do Sindicato. Percebo aqui que o Sindipa está resgatando a participação da família nas questões metalúrgicas na sua essência. Todos ganham com isso”, apontou Pedro Celso, que participou do lançamento da Chapa 2 ao lado metalúrgico Alfani Alves, diretor da CNTM.

EXPRESSÃO

O metalúrgico Ernane Geraldo Dias, presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas (Femetalminas), destacou a importância do Sindipa para o sindicalismo, “que é proporcional à expressão da classe”, e acredita que a gravidade do momento requer a unidade dos trabalhadores para defender direitos ameaçados e exigir, com diálogo, a volta de outros já perdidos. “Trabalhadores de Ipatinga e região não podem ficar parado, de braços cruzados. Queremos dinheiro no bolso e aumento Real. Chega de 0% de reajuste e acordo parcelado de salário, como ocorreu nos últimos quatro anos. Exigimos aumento real em cima do INPC. Isso, a gente conquista com muita conversa”, observou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com