Nacionais

Cerveró é alvo de nova investigação

(Crédito: Júnior Pinheiro/Folha Press)

RIO – A Justiça Federal determinou à Polícia Federal que abra uma nova investigação contra o ex-diretor de Área Internacional da Petrobras Nestor Cunat Cerveró, especificamente por prática de lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial. A ordem foi dada pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva, no plantão da Justiça Federal no Paraná.

O objetivo da nova investigação é rastrear movimentações financeiras de Cerveró nos últimos meses, que podem caracterizar deliberada intenção de ocultar bens adquiridos com recursos ilícitos. O juiz Marcos Josegrei mandou prender preventivamente Cerveró, acolhendo pedido da Procuradoria da República. Para os procuradores que compõem a força tarefa da Operação Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras continua em sua “sanha delitiva” e “parece não enxergar limites éticos e jurídicos para garantir que não sofra as consequências penais”.

A Justiça destaca que Cerveró recebeu “quantidade colossal de dinheiro ilícito”. Ele foi preso no início da madrugada desta quarta feira, 14, quando desembarcou no Rio de Janeiro de uma viagem a Londres. Nestor Cerveró já é réu em ação penal por recebimento de US$ 30 milhões em propinas no âmbito de contratos de sondas de perfuração de águas profundas no Golfo do México e na África. Ele também é investigado na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). Agora, será alvo de um inquérito específico sobre lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

“As ações levadas a cabo, atualmente, por Cerveró, indicam, a um só tempo, disposição clara de não se sujeitar à lei penal na medida em que pretende evitar uma eventual apreensão de seu patrimônio e valores disponíveis em contas no Brasil, bem assim reiteração criminosa, uma vez que persevera na prática de ocultar e dissimular bens e direitos que lhe pertencem”, assinalou o juiz Marcos Josegrei da Silva, no despacho de decreto de prisão de Cerveró.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com