Cidades

Cerimônia devolve estátua de Carlos Drummond à biblioteca de Timóteo

TIMÓTEO – No próximo dia 15, a Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond, em Timóteo, estará em festa para receber de volta a estátua do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, que ornamentava o hall de entrada daquele espaço público.

A solenidade acontece a partir das 20h30 na sede da biblioteca no bairro Timirim. A cerimônia terá descerramento de placa, momento musical com voz e violão, encenação teatral e declamação de poemas e exposição de livros do escritor itabirano.

RESTAURAÇÃO

A escultura, feita em bronze e em tamanho natural, foi alvo de vândalos e teve uma das pernas arrancadas. A peça foi restaurada pela artista plástica Ângela Athaíde. Para a coordenadora da biblioteca, Eva Eulália Teixeira, a reinstalação da escultura se traduz de um simbolismo cultural e de preservação da memória nacional de um dos principais escritores brasileiros.

O secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, lembra que a escultura foi encontrada no almoxarifado da Prefeitura bastante danificada. Segundo explicou, a restauração era uma demanda dos funcionários da biblioteca e também dos estudantes e frequentadores, haja vista que ela já tinha se tornado um atrativo e estava incorporada ao cenário local.

“A restauração da estátua de Carlos Drummond de Andrade é um resgate da nossa cultura e demonstra também o nosso respeito ao patrimônio público. Devolver essa obra à biblioteca é um ato simbólico de valorização do hábito da leitura e de um dos principais mestres da literatura brasileira”, pontuou o secretário de Educação de Timóteo.

REPAROS

A biblioteca Raquel Pacífico Drumond também passou por uma restauração e recebeu pintura nas áreas internas e externas. Atualmente o espaço conta com 14 mil sócios e atende entre 800 e 1000 leitores mensalmente. Conforme a coordenação do espaço, o público é diversificado e predominantemente de jovens estudantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com