Policia

Centro Socioeducativo é inaugurado em Ipatinga

Solenidade de inauguração do Centro Socieducativo contou com a presença de representantes da área de segurança pública da região

IPATINGA –
Após dois anos de espera, uma antiga demanda da área de Segurança Pública do Vale do Aço foi concretizada nessa quinta-feira (26). O Centro Socieducativo de Ipatinga, localizado no centro da cidade, foi inaugurado em uma solenidade que contou com a presença do secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz, além de autoridades políticas e policiais da região e representantes do Poder Judiciário.

O local escolhido para a instalação do Centro Socieducativo é um espaço pertencente à Polícia Civil do Estado, onde antes funcionava a Comunidade Rios de Água Viva, uma associação terapêutica que atende a dependentes químicos.
O processo de desocupação da área e a reforma das novas instalações para abrigar os adolescentes demoraram quase dois anos. A comunidade terapêutica que funcionava no local foi realocada para outra estrutura em Coronel Fabriciano.

Durante o pronunciamento, Rômulo Ferraz informou que nas próximas semanas, cerca de 30 adolescentes do sexo masculino que já estão internados no Centro Provisório de Açucena começam a ser transferidos para o novo espaço.
Quando questionado sobre a internação de adolescentes do sexo feminino, o secretário disse que infelizmente não se tem um local apropriado na região para permanência de meninas, mas adiantou que os casos graves serão enviados para a capital mineira.

“O número de adolescentes mulheres que cometem infrações é bem menor se comparado ao dos homens, por isso, a princípio, fizemos o local voltado para o sexo masculino. Mas isso não impede ao juiz da Vara da Infância e Juventude de pedir a internação dessas jovens em Belo Horizonte”, disse.

INSTALAÇÕES

Para adaptação do imóvel foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão de recursos estaduais. O Centro Socioeducativo de Ipatinga possui salas para oficina, consultórios médico e odontológico, salas de atendimento, quadras esportivas, escola formal, biblioteca, espaço reservado para visitas de familiares, além das instalações para a administração, refeitório e alojamento.

O local conta ainda com uma equipe especializada formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e advogados. A gestão administrativa da unidade ficará por conta da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), da Seds.

QUEDA DE HOMICÍDIOS
O secretário de Estado Rômulo Ferraz considerou que a redução no número de homicídios se deve em partes à internação dos menores infratores. “Além deste centro de internação nós vamos desenvolver juntamente com a Prefeitura da cidade a política do meio aberto, para aqueles adolescentes que cometem o primeiro ato infracional. Ele sofre a medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade, com liberdade assistida, e com isso a gente fecha um ciclo”, conclui.

Ferraz também pontua que com a criação do centro educativo, a tendência é reduzir o número de homicídios e de outros crimes na região do Vale do Aço.

“O centro de internação é para atender as cidades que fazem parte do eixo do Vale do Aço. Há dois anos, quando estive nessa região, não existia nenhum local apropriado para fazer a internação desses menores, e consequentemente o índice de criminalidade na região era exorbitante. Agora, desde o ano passado, quando foi criado o provisório de Açucena, o número de homicídios reduziu nesta região”, finaliza.

PERMANENTE
Para daqui a dois anos, Rômulo acredita que a construção do Centro de Internação Permanente em uma área doada em Santana do Paraíso poderá se concretizar. Segundo o secretário, a implantação desta nova unidade só não foi ainda concretizada por questões de pendências em relação à doação do terreno.
“Temos trabalhado em relação às questões burocráticas. Assim que vencermos esta etapa, o próximo passo será batalhar os recursos para a construção de uma nova unidade. Mas os juízes e promotores podem ficar tranquilos que esta unidade de Ipatinga não terá problemas”, pontuou.


Área de internação tem capacidade para 40 menores infratores

Força tarefa contribuiu para reduzir homicídios, diz Ferraz
Durante a visita de Rômulo Ferraz, em abril de 2013 à cidade de Ipatinga, o secretário afirmou para imprensa que desvendar o caso do jornalista Rodrigo Neto, morto em março do ano passado, seria uma questão de “honra do Estado”. Mas, até o momento a Polícia Civil somente apresentou quem seria os executores do crime, o mandante da morte do radialista ainda é um mistério.

Em sua passagem por Ipatinga para a inauguração do Centro Socieducativo, o secretário foi novamente questionando pela reportagem do DIÁRIO POPULAR sobre a apuração completa da morte do jornalista Rodrigo Neto.
Ferraz voltou a dizer que esforços não serão poupados para apurar não só caso do jornalista, mas outros cometidos por grupos de extermínio na região do Vale do Aço. Na oportunidade, o secretário atribuiu, além de outras coisas, a queda no número de homicídios aos policiais presos.

“Houve o corte na carne dentro da própria polícia com a prisão de muitos policiais civis e militares, afastamento, transferência. Com certeza a queda no número de homicídios no primeiro semestre deste ano se deve a esta intervenção. Havia grupos de extermínio aqui cometendo homicídios. No caso do jornalista, os esforços continuam”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com