Cultura

Centro de Referência em Dança abre inscrições para balé clássico

As ações do projeto se encerram com o Encontro de Artes, composto por apresentações de montagem realizada com os alunos

IPATINGA – O Centro de Referência em Dança do Vale do Aço iniciou esta semana as atividades do projeto, que tem como objetivo realizar ações voltadas para o estudo e experimentação da dança. Até maio de 2013 cerca de 100 alunos vão participar de aulas semanais de ballet clássico. Durante o período, os participantes receberão também oficinas de dança contemporânea e outros estilos. As ações do projeto se encerram com o Encontro de Artes, composto por apresentações de montagem realizada com os alunos.
Para esta edição do projeto estão abertas as inscrições para alunos da rede pública, na faixa etária de 10 a 15 anos. Serão 50 vagas que serão preenchidas por meio de seleção dos interessados, que acontecerá no dia 28 de setembro (sexta-feira), nos horários de 9h às 11h e de 16 às 18 horas, na Academia Olguin do bairro Santa Mônica, localizada na Rua Ipê. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar comprovação que estuda em escola da rede pública.
Patrocinado pela Usiminas, utilizando recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Centro de Referência é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 1999. São 14 anos inserindo os participantes, residentes na região do Vale do Aço, no universo do mundo da dança. Além das aulas com as professoras do projeto, as alunas participaram também de oficinas complementares, ministradas por expressivos nomes do cenário da dança como: – Mário Nascimento – coreógrafo e bailarino da Cia MN; Reynaldo MunizDelgado – Mestre em Ballet pela escola de Cuba; Edson Hayser – bailarino do Grupo Corpo; Edson Beserra – que foi integrante do Grupo Corpo e da Cia. Débora Colker; Gabriela Christófaro – bailarina, Mestre em artes pela UFMG; Peter Lavratti, membro do Grupo Corpo até 2008 e diretor da MEIO Artistas Associados, entre outros nomes.
Anualmente, uma montagem é feita com as alunas, com coreografias assinadas pelos professores do projeto. Já foram apresentados “O Quebra Nozes”; “Amazônia”; “Clássicos Brasileiros”; “Janelas de Minas” e “Flash Back”.

PROFESSORAS
As aulas de ballet clássico serão ministradas pelas bailarinas e coreógrafas Salette e Larissa Olguin. Salette iniciou seus estudos de ballet clássico aos 3 anos, com a mãe, Zélia Olguin. Participou de importantes cursos de dança com renomados nomes do cenário nacional, como Reynaldo Muniz Delgado, Mestre em Dança pela Escola Cubana; Carlota Portela (RJ), Huda Bittencourt (SP), Lúcia Milas (SP), Maria Clara Salles (BH), Juliana Grilo (BH), além de outros nomes importantes no cenário da dança. Fez ainda curso para professora de Ballet da Royal Academy of Dancing, em Londres. Como bailarina atuou em vários clássicos de repertório. Como coreógrafa, dirigiu, junto ao corpo de baile da Academia Olguin, os ballets: “Lês Silfides”, “Paquita”, “O Lago dos Cisnes” , “Dom Quixote” e “O Quebra Nozes” .
Larissa Olguin iniciou seus estudos em dança também aos três anos com a avó, Zélia Olguin. Fez cursos de dança com Roseli Rodrigues (Grupo Raça – SP); Carlinhos de Jesus ( RJ); Maria Clara Salles (BH); Tércia Cançado ( BH); Mário Nascimento ( BH); Oficina de movimentação com o Grupo Corpo, entre outros. Desde 2002 ministra aulas de ballet clássico na Academia Olguin.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com