Cultura

Centro Cultural Usiminas e Zélia Olguin encerram calendário 2012

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas finalizou na quarta-feira (19) o calendário de atividades de 2012 dos seus espaços culturais, o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin, e se prepara para retomar a programação em fevereiro de 2013.

BALANÇO
No Centro Cultural Usiminas foram realizados, em 2012, 371 eventos que contaram com a participação de 117 mil pessoas de todo o Vale do Aço e Colar Metropolitano. Dentre as atividades realizadas podemos destacar, por mais um ano, o projeto Série MPB, que trouxe à Ipatinga shows de artistas de repercussão nacional e internacional. O projeto foi realizado com êxito pelo terceiro ano consecutivo e conquistou o apreço do público, alcançando um público de quase 3 mil pessoas. Além da Série MPB, o Centro Cultural Usiminas recebeu, ainda, muitas outras atrações de música, teatro e dança, com grupos locais, nacionais e internacionais. Ainda no Centro Cultural Usiminas, podemos destacar em 2012 a realização de importantes mostras expositivas na Galeria Hideo Kobayashi, como a exposição “Conversas”, uma mostra coletiva dos artistas Estandelau dos Passos, Lucas Carvalho, Mariana Rocha, Marc Davi, Inácio Mariano, Raquel Versieux e Sara Lambranho. Também em cartaz as exposições “Sombra Encorporada”, do fotógrafo mineiro Fábio Cançado, e “Natureza e Transformação”, organizada pelo renomado curador Gringo Cardia em comemoração aos 50 anos de operação da Usiminas. Um público de aproximadamente 14 mil pessoas esteve presente à Galeria Hideo Kobayashi.

ZÉLIA OLGUIN

No Teatro Zélia Olguin também não foi diferente. O Teatro ficou bastante movimentado com a realização de 242 eventos e um público de 29 mil pessoas. Uma parte do projeto Série MPB também aconteceu no Zélia, com apresentação de três shows com novos talentos da música mineira. A extensão do projeto para o Zélia foi positiva, e cerca de 300 pessoas prestigiaram os músicos.

O público também se beneficiou com as atividades de Ação Educativa, que desenvolve, desde 2003, programas de formação para professores e estudantes das instituições de ensino de todo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Todas as atividades realizadas são voltadas às linguagens artísticas de forma integrada.

ESTUDANTES
Para o público escolar foram realizadas as séries “Espetáculos Didáticos”, “Sarau Literário” e “Visitas Teatralizadas”. Para os professores, o Instituto Cultural ofereceu oficinas diversas dentro do “Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores”. Foram atendidos cerca de 38 mil alunos e professores com estas atividades. O projeto “Arte em Família” também fez parte das atividades oferecidas pela Ação Educativa. Realizado pela primeira vez em 2012, o projeto proporcionou 14 encontros entre as famílias e a equipe de Ação Educativa do Instituto Cultural com o objetivo de incentivar a participação dos familiares nas atividades de artes.
Para realizar um balanço de 2012 e realizar algumas melhorias nos espaços, o Instituto Cultural Usiminas fecha suas cortinas temporariamente se prepara para retomar a programação em fevereiro de 2013.

NOVIDADES

O Centro Cultural Usiminas está passando por um processo de revitalização. Agora o acesso ao espaço e suas dependências (Teatro, Biblioteca Central de Ideias, Jardim Japonês, Galeria Hideo Kobayashi e Entreatos Café) se dará de forma independente ao Shopping do Vale. Uma nova entrada está sendo preparada para receber o público pelo estacionamento do Shopping, atrás da loja Marisa.

“Ainda estamos em fase de transição e finalizando as obras de revitalização do Centro Cultural Usiminas para que possamos receber o nosso público com a qualidade merecida. A conclusão da obra está prevista para final de janeiro. Sendo assim, durante este período, e em consonância com a obra, estamos fazendo um trabalho de manutenção nos dois Teatros para iniciarmos fevereiro com qualidade total. Abriremos nosso espaço, como de costume, com a programação 10ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança. Agradecemos a participação do nosso público em 2012 e esperamos por vocês em fevereiro de 2013”, diz a coordenadora dos Espaços Culturais Usiminas, Penélope Portugal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com