Cultura

Centro Cultural recebe o infantil “Terremota”

IPATINGA – O Centro Cultural Usiminas apresenta na quarta-feira (15), às 19h o espetáculo infantil “Terremota”, da Cia Bendita Trupe, de São Paulo. A apresentação terá entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do Centro Cultural Usiminas.

“Terremota” conta a história de Maria, uma menina corajosa e esperta que vive com o Tio Bigode e tem um gato chamado Platão. Passa grande parte do dia sozinha em casa e sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Um dia, indignada com o que vê e cheia de ideias, Maria decreta autonomia e funda, na própria sala, uma nova ordem, a República Terremota.

O espetáculo apropria-se, em sua essência, dos estudos do educador Jean Piaget, principalmente no que se refere ao embate entre os desejos da criança e as regras do mundo adulto. O jogo criado por Maria e seu Tio Bigode pretende revelar a psicologia da relação de poder entre adultos.

INSPIRAÇÃO

“Com uma linguagem simples e direta, o texto discute temas importantes na formação da criança: mundo idealizado e mundo real; educação e limite; autoridade e liberdade”, explica Penélope Portugal, coordenadora dos Espaços Culturais Usiminas. A peça, com direção e texto de Marcelo Romagnoli, busca inspiração em duas grandes personagens do universo infantil: Mafalda, a personagem do cartunista argentino Quino, e Pippi Meialonga, a adorável garota inventada pela escritora sueca Astrid Lindgren.

O espetáculo integra a programação da Série Espetáculos Didáticos, um programa do Instituto Cultural Usiminas realizado por meio da Ação Educativa, que oferece mensalmente espetáculos de qualidades para as escolas. Este ano, de forma inédita, uma sessão às 19h está sendo oferecida para os interessados em geral. O espetáculo será apresentado para as escolas, também gratuitamente, nos dias 15 e 16/4, nos horários de 9h e 14h.

SERVIÇO

Espetáculo ‘Terremota’
Dia: 15/4, às 19h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante retirada de ingresso
Informações: 31 38223031

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com