Cultura

Centro Cultural mostra figurinos de Rigoletto

IPATINGA – O Instituto Cultural Usiminas, por meio de parceria com a Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte, traz a Ipatinga a Mostra de Figurinos da Ópera Rigoletto, produzida em 2014.  A exposição foi aberta ontem (24) e se estende até o dia 2 de maio na Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas. As visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 10:00h às 21:00h

O público poderá apreciar os figurinos concebidos pela argentina Sofía Di Nunzio para os solistas principais da ópera, encenada no Grande Teatro do Palácio das Artes. A coleção apresenta trajes masculinos e femininos, com modelagem de época, que ajudaram a compor os personagens de Verdi.

Para Ipatinga, foi preparada uma montagem especial, onde o público também pode ouvir trechos da ópera, recortes do cenário e os croquis dos figurinos. O objetivo é recriar o ambiente da ópera e despertar no público o interesse por este gênero artístico.

A exposição integra o projeto Ópera Popular, realizado pela Fundação Clovis Salgado, por meio do patrocínio da Usiminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

RIGOLETTO
Ambientada na Paris do século XIX, a montagem de Rigoletto, com direção musical do maestro Marcelo Ramos e direção cênica de André Heller-Lopes, brindou o público mineiro com um espetáculo contemporâneo mas sem perder as características das indumentárias da corte francesa.

A ópera é, em síntese, uma história de corrupção política e moral em que todos são vilões e sentem na pele o resultado amargo de suas transgressões. Com esta peça, Guiseppe Verdi (1813-1901) deu início à sua carreira internacional como compositor.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com