Cidades

Cenibra reduz consumo de água no processo industrial

(Da Redação) – A Cenibra, buscando a redução de danos ao meio ambiente, reduziu a captação de água para a operação dos processos produtivos, por meio das próprias otimizações ou de investimentos para a modernização dos processos existentes. São várias as fontes hídricas utilizadas para a captação, pois abastecem os processos florestal e industrial. Entretanto, todas as fontes estão localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, sendo o consumo do processo florestal de 318.192 m3/ano e do processo industrial de 53.429.334 m3/ano.

A captação para o processo industrial ocorre na calha central do Rio Doce. Entretanto, é realizada a devolução ao Rio Doce dos efluentes tratados, havendo somente 5% de perdas por evaporações no processo em relação à agua bruta captada. Assim, é pouco significativo o impacto do processo Cenibra sobre a disponibilidade de água no rio. A Empresa possui ainda um eficiente sistema de tratamento de efluentes, garantindo o atendimento de todos os padrões de qualidade exigidos pela legislação ambiental vigente no país. Além disso, é realizado o biomonitoramento das águas do Rio Doce, que comprova que não há alterações da fauna e flora aquáticas causadas pelo lançamento dos efluentes.

A estratégia de médio e longo prazo da empresa para a redução do consumo de água ou do volume captado é baseada em resultados da implantação de projetos com o objetivo principal de redução do volume de água captada, por meio de recirculações ou reutilizações, principalmente para o processo industrial, que apresenta consumos mais significativos.
Em 2013, o consumo de água foi de 42,09 m3/tSA, o menor índice ao longo de mais de 30 anos de operação da Empresa, reflexo dos esforços para otimização e modernização dos processos produtivos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com